A aldeia de Fafião, detentora de um dos mais belos miradouros de Portugal
Lugares Encantados em Portugal Lugares Encantados em Portugal
1.58K subscribers
709 views
32

 Published On Aug 2, 2024

Aldeia de tradições ligadas aos rebanhos, Fafião é notória pela luta entre o homem e os lobos, assim como as armadilhas construídas de altos muros de pedra para dar batida a estes, trata-se de uma estrutura que era usada para apanhar lobos, de forma a proteger os rebanhos e as aldeias, considerada uma das maiores armadilhas de lobos criadas na Península Ibérica designada por ( fojo do lobo ) construída em tempos remotos que ainda hoje podemos ver, das mais bem preservadas da Península Ibérica e retrata muito bem a luta intensa existente durante décadas/séculos atrás mantida entre o homem e lobo.
Mas há mais para ver na aldeia, no concelho de Montalegre. A 800 metros de altitude, dois grandes blocos de granito seguram uma ponte suspensa com uma vista magnifica sobre os verdejantes vales do rio Cabril e do rio Cávado. O imponente (impróprio para quem tenha vertigens) MIRADOURO DO FAFIÃO, tem feito as delicias de quem o visita e um enorme sucesso nas redes sociais. Criado no topo da aldeia que lhe dá nome, é uma das atrações panorâmicas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Para lá chegar, basta orientar-se pelo campo de futebol e seguir a sinalização, tem uma subida curta, mas acentuada em terra batida.

A pacata aldeia de Fafião tornou-se num destino popular. Atualmente, porque o roteiro do Gerês sugere visitar Fafião. Tal deve-se, em grande parte, aos seus rios e poços (lagoas) de águas cristalinas e à deslumbrante paisagem deste pedacinho do Parque Nacional Peneda-Gerês. O rebelde rio Fafião corre por estas bandas e guarda maravilhas naturais que só os pastores conhecem. Alguns destes recantos mágicos permanecem no segredo dos deuses. E só os mais audazes ousam ir ao seu encontro através de seus trilhos sinuosos.
A aldeia é um retiro no meio da Natureza em estado puro, nestes meses quentes do verão, com a fama dos seus poços, faz-se quase uma autêntica romaria de turistas, em busca das refrescantes e cristalinas águas do rio para se banharem nelas.

show more

Share/Embed