PASSAMOS PELA MONTANHA MAIS ALTA DO MUNDO! CHEGAMOS EM QUITO CAPITAL DO EQUADOR, MUITAS SURPRESAS
Nois Pelo Mundo [Oficial] Nois Pelo Mundo [Oficial]
348K subscribers
11,566 views
1.3K

 Published On Jul 25, 2024

Por que é que Chimborazo está mais longe do núcleo da Terra do que o Evereste?

Chimborazo, também conhecido como o Colosso dos Andes, é a montanha mais alta do Equador, a 6.263 metros acima do nível do mar. Embora pareça uma altitude "modesta" em comparação com o Everest, o cume deste incrível vulcão tem a honra de ser o ponto mais distante do núcleo do nosso planeta. Como é que isto é possível?

O cume de Chimborazo é o ponto mais afastado do núcleo do planeta, visto que está no equador da Terra, onde o raio da Terra é maior.
A Terra não é uma esfera perfeita, mas um esferoide oblata, um pouco mais dominado no equador, devido à força centrífuga criada pela constante rotação do planeta. E é aqui que Chimborazo tem uma vantagem, uma vez que está localizado quase no próprio equador, onde o raio é cerca de 21 quilômetros maior, isto permite-lhe ultrapassar qualquer outra elevação no mundo em termos da distância entre o seu cume e o centro da Terra.


Considerando a protuberância da Terra, o cume do Chimborazo está 2.072 metros mais longe do núcleo da Terra do que o pico do Evereste. Uma expedição do Instituto Geográfico Militar do Equador e do Instituto Francês de Investigação para o Desenvolvimento certificou que o cume do vulcão equatoriano se encontra a 6.384,4 km do núcleo da Terra.

show more

Share/Embed