A ILHA DAS ROSAS - O dia que Giorgio Rosa fundou seu próprio país com suas próprios regras
STRASSBURGER STRASSBURGER
4.05K subscribers
281 views
6

 Published On Oct 3, 2023

ELE CRIOU SEU PRÓPRIO PAÍS COM SUAS PRÓPRIAS REGRAS

Giorgio Rosa é chamado por muitos de "O Príncipe dos Anarquistas" e a República da Ilha Rosa (Insulo de la Rozoj) é considerado um símbolo de liberdade.

Giorgio Rosa é um engenheiro italiano que projetou e financiou a construção de uma plataforma de 400 metros quadrados suspensa no mar por pilares de concreto e aço, que foi inagurada em 1° de maio de 1968.

A ilha ficava próxima à costa de Rimini, na Itália, mas ficava tecnicamente em águas internacionais.

Giorgio Rosa se autoproclamou presidente e declarou a República da Ilha Rosa um Estado independente, que possuía seu proprio governo, moeda, correio, estabelecimentos comerciais e o idioma oficial era o esperanto.

O projeto da ilha previa uma espécie de edifício sobre o mar, que contaria com um bar, um restaurante e uma lojinha de souvenires.

A ilha captava água potável do subsolo e Giorgio Rosa, secretamente, tinha esperanças de também conseguir extrair petróleo, o que tornaria sua micro-nação fabulosamente rica.

Como era de se esperar, Giorgio Rosa despertou a fúria das autoridades italianas, que alegavam não haver permissão para a construção da Ilha, que havia sonegação impostos e que a ilha ameaça à segurança nacional.

Então, após apenas 55 dias da declaração de independência da ilha, os militares italianos assumiram o seu controle e a destruíram com dinamite, em 11 de fevereiro de 1969, e Giorgio Rosa teve que pagar as despesas da demolição.

Algumas imagens utililizadas no video foram extraídas do filme: "A Incrível História da Ilha das Rosas", disponível na Netflix.

Siga a página Strassbuger!

show more

Share/Embed