⭐Gasparzinho o fantasminha camarada ⭐(1945) (Piloto - Dub. Cláss. Herbert Richers)
TV Nostalgia TV Nostalgia
5.44K subscribers
379 views
14

 Published On Feb 25, 2024

Restauração e recuperação da rara dublagem do episódio piloto da série clássica de "Gasparzinho e seus amigos" ainda em sua fase de cinema. (Episódio nº 1: "Gasparzinho, o fantasminha camarada)

Se trata do restauro da dublagem clássica da Herbert Richers considerada rara para boa parte dos episódios da série. Com o apoio de colecionadores amigos, está sendo possível recuperar a agregar ao acervo quase a totalidade dos curtas-metragens das animações clássicas do gasparzinho com sua dublagem clássica intacta e devidamente restaurada. Lamentavelmente, ao longo dos anos destruíram os curtas com redublagens terríveis.

Os episódios pertencem ao acervo de colecionadores privados, não apenas aqui do @TVNostalgia como de amigos próximos como Schmidt do canal @SchmidtTvalenha

Esse trabalho em conjunto de colecionadores sérios do País que não medem esforços para reaver essas obras-primas perdidas das telinhas e das telonas, possibilita o resgate e recuperação de obras clássicas, preservando-as para a posteridade, até chegar o momento em que já estejam em domínio publico, possibilitando a sua exibição à todos, ou até mesmo viabilizando a criação de parcerias de sucesso com produtores e diretores amigos ou distribuidores oficiais, sendo possível sua exibição de forma legalizada no País, nas hipóteses de obras que ainda estejam sob alguma proteção.

No caso desse curta-animado ( The Friendly Ghost ), ele ingressou em domínio público no País em 1º de janeiro de 2.016, haja visto que foi produzido e publicado originalmente em 1945.

Gasparzinho, o fantasminha camarada, é o personagem fictício que atua como protagonista da série de desenhos animados teatrais de mesmo nome do Famous Studios . Ele é um fantasma translúcido, agradável e amistoso, mas frequentemente atormentado por seus três tios malvados, o Trio Fantasmagórico.

O personagem foi apresentado em 55 desenhos animados teatrais intitulados The Friendly Ghost de 1945 a 1959. O personagem apareceu em histórias em quadrinhos publicadas pela Harvey Comics desde 1952, e Harvey comprou o personagem imediatamente em 1959. Gasparzinho se tornou um dos personagens mais populares de Harvey, sendo a atração principal de dezenas de títulos de quadrinhos.

Após a compra do personagem por Harvey, ele apareceu em cinco séries de televisão: Matty's Funday Funnies (1959–1961), The New Casper Cartoon Show (1963–1970), Casper and the Angels (1979), The Spooktacular New Adventures of Casper (1996). –1998) e Escola do susto de Casper (2009–2012). O personagem fez sua estreia no cinema em uma adaptação live-action da série da Universal Pictures : Casper (1995), onde se tornou o primeiro personagem gerado por computador a estrelar um filme. Mais tarde, ele apareceria em quatro filmes subsequentes diretos para vídeo e feitos para a TV .

O episódio piloto se inicia com gasparzinho tentando fazer amigos, após a leitura de um livro sobre o assunto.

Como o Gasparzinho morreu?

Nos últimos anos, teorias absurdas sobre a morte do Gasparzinho se tornaram cada vez mais frequentes, pois o fato do fantasma ser uma criança chamou a atenção do público, que gostaria de entender as circunstâncias em que ele acabou morrendo. A ideia equivocada de que ele faleceu quando ainda era pequeno vem de um episódio do desenho animado “There’s Good Boos To-Night“.

Entretanto, isso não é nem ao longe verdadeiro, pois o episódio em questão nos mostra Gasparzinho apenas fazendo amizade com uma raposa e ela preferindo morrer para que pudesse passar mais tempo com o garotinho.

Um erro crasso foi feito no filme live-action do Gasparzinho lançado em 1995 que, como toda produção dessa espécie apenas destrói o trabalho clássico realizado e inunda o público com bobagens das mais variadas. No filme, distorceram a história e caracterização dos criadores iludindo o público de que Gasparzinho teria sido um menino que morreu de pneumonia. Uma distorção horrenda do personagem, diga-se de passagem. Não é à toa que o filme foi um fracasso absoluto e nós aqui do TVNostalgia, não o recomendamos sob nenhuma circunstância.

O fato é que, segundo os criadores, Gasparzinho na verdade já nasceu um fantasma, filho de pais fantasmas. Isso amenizou e muito as questões sobre ele ser uma criança que havia morrido e o quão pesado isso poderia soar. Depois dessa explicação, ele passou a ser visto como um ser espectral que sempre foi assim.

O trabalho de restauração dos curtas-metragens levou semanas para ser concluído. Os áudios estavam muito danificados, bem como parte dos cards originais de abertura e encerramento precisaram ser recriados quase que em sua totalidade, pois muitos estavam perdidos. Traduzindo em miúdos, tive de restaurar tanto imagem como o áudio para que cada curta-metragem ficasse exatamente igual ao que foi exibido nas sessões de cinema na época de suas criações primígenas ou, ao menos que ficassem o mais próximo possível de sua originalidade como o conhecemos em nossas infâncias.

show more

Share/Embed