Caeté, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Naeco Naeco
6.77K subscribers
3,969 views
153

 Published On Feb 3, 2024

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Caeté, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O município de Caeté pertence a região Metropolitana de Belo Horizonte, está a 53 km da capital e o acesso a cidade é feito pela rodovia BR 381 ou pela BR 262.
A história da origem da cidade de Caeté começa em 1701 com a chegada do sargento-mor Leonardo Sisão que em suas explorações descobriu ouro em região de mata densa, a qual os originários chamavam de “Caeté” (Mato Verdadeiro).
A descoberta atraiu muita gente de várias regiões, inclusive imigrantes, iniciando conflitos de interesses e direitos entre os bandeirantes paulistas, forasteiros e moradores locais desencadeando o que a história chamou de Guerra dos Emboabas.
Emboabas era um termo indígena para aves com muitas penas, que para o conflito, usaram o termo Emboabas para identificar os forasteiros que queriam se apropriar das minas da região. A guerra acabou com a expulsão dos bandeirantes e forasteiros pela demarcação da Capitania de Minas Gerais e na região do conflito do Emboabas foi criada a Vila Nova da Rainha em 1714.
Com a escassez das minas da Vila Nova da Rainha o povoado perdeu a categoria de vila se tornando jurisdição de Sabará.
Em 25 de novembro de 1865 se desmembrou de Sabará se elevando a município com o nome de Caeté.
Hoje, fevereiro de 2024, o município de Caeté conta com uma população se aproximando de 46.000 habitantes, com um domínio territorial de 542,531 Km², em altitude de 945m e é banhado pelo córrego Caeté, afluente do ribeirão Sabará que pertencem a Bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Caeté são: Nova União, Bom Jesus do Amparo, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos, Sabará e Taquaraçu de Minas.
A economia do município está baseada na agropecuária, prestação de serviços, mineração, comércio, indústria e turismo.
A cidade tem uma boa estrutura na área de educação e saúde.
Os pontos turísticos mais visitados são: Cachoeira de Santo Antônio, ruínas da igreja de São Gonçalo, Morro Serrote, Ponte do Funil, Solar do Tinoco, Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, Pelourinho do Poder, Pedra Branca, Rota do Ferro, Serra do Gandarela e Serra da Piedade divisores das bacias dos rios São Francisco e rio Doce.
Na serra da Piedade está a Capela de Nossa Senhora da Piedade, a 1746m de altitude, construída entre os anos de 1704 e 1770
O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.
Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos, sem nenhum custo, para que os nossos espectadores, se motivem a visitar a sua cidade.


Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
   / @naeco  

Produção: Revista Digital Naeco
https://www.naeco.com.br
Música: Livre
Autor: Humberto Furtado
Contato: (31) 9 9899-9279 (WhatsApp)
mail: [email protected]

show more

Share/Embed