Vidas Secas | Graciliano Ramos
Eliel Melo Eliel Melo
442 subscribers
191 views
10

 Published On Mar 21, 2021

A Obra é dividida em 13 capítulos são eles: I Mudança, II Fabiano, III Cadeia, IV Sinhá Vitória, V Menino mais novo, VI Menino Mais Velho, VII Inverno, VIII Festa, IX Baleia, X Contas, XI Soldado Amarelo, XII Mundo coberto de Penas e XII Fuga. O livro é escrito em terceira pessoa, por um narrador onisciente que conhece toda a trama e os detalhes da trajetória da família de retirantes nordestinos, além disso o narrador também tem conhecimento das emoções, sentimentos e pensamentos das personagens que compõem a trama.    

A família de retirantes composta por Fabiano, Sinhá Vitória, o  Menino Mais Novo e  o Menino Mais Velho juntamente a cachorra Baleia iniciam o livro em uma longa caminhada por léguas o dia inteiro, estavam cansados e famintos por horas procuravam sombra na vermelhidão da planície seca quando avistaram de longe as folhagens verde dos juazeiros através dos galhos secos e pelados da caatinga  caminharam em direção, mas acabaram perdendo de vista os  juazeiros em meio a vermelhidão e o branco das ossadas de animais vítimas da seca. 
Em um dado momento de descanso se alimentam do papagaio que havia morrido garantirá a sobrevivência do grupo por mais um tempo. No fim dessa longa e cansativa caminhada em busca de condiçoes melhor para sobreviver num sol escaldante, famintos, sedentos os miseráveis encontram uma fazenda aparentemente abandonada. A cachorra Baleia sai para caçar e traz preso aos dentes um preá, Sinhá Vitória a abraça e beija a cachorra que dera conta de alimentá-los naquele momento, Baleia ficou com os ossos do animal. 

             O grupo se refugia nesta fazenda, uma nuvem no céu que só aumentava o início de trovoadas anunciavam a chegada do inverno significava que haveria pasto, haveria vida o que gerou boas expectativas para Fabiano que logo se imaginava cuidando da fazenda onde morraria com sua família, entretanto, com a chegada do inverno, a seca já não castigava tanto os sertanejos, e o dono da fazenda retorna e Fabiano, diante dessa situação, para não ser expulso se propõe a trabalhar como vaqueiro e as condições da família começam minimamente a melhorar.
            
                 O restante do livro se destina na maior parte a apresentar os personagens de forma mais aprofundada relatando a vivencia e as relações de cada um com o meio em que vivem ao logo da trajetória das personagens. Apesar da seca ter dado uma trégua os problemas da família ainda são muitos e o autor revela varias situações em que se percebe de forma clara a exploração, o abuso de poder e ignorância em várias questões vivenciados pelos nordestinos: sociais, culturais, políticos e educacionais que marcam a vida destes indivíduos que inclusive, acabam perdendo a humanização na trama.

Fabiano é um homem muito bruto o mais bruto de todos, sem estudo não sabe ler, escrever, falar ou fazer contas. Fabiano não sabe se defender e sofre com situações de injustiça pois ele não entende o que é certo ou errado e acaba sendo enganado pelo seu patrão e até mesmo sendo preso por um guarda abusivo. Ele entende apenas de cuidados de animais, aliás, ele mesmo se entente com um animal e se orgulha disso. Admira as pessoas que falam bem e é apesar das características no final ele é um homem sonhador.

Já Sinhá Vitória é uma mulher, mãe de dois filhos, sofrida, muito trabalhadora e inconformada com a miséria e que sonha em ter uma vida mais confortável seu maior sonho é ter uma cama de couro que nem a do Senho Tomas do Bolandeira (antigo patrão) ela é a mais inteligente sabe fazer contas e sempre lembra do sofrimento da família. O menino Mais Novo admira muito o pai e faz de tudo para chamar a atenção dele, seu sonho é ser igual a Fabiano admira a figura de vaqueiro do pai. Já o Menino mais velho se sente mais confortável perto da mãe, além de ser muito apegado a Baleia ele é muito curioso admira as palavras e quer saber o significado da palavra “inferno”. Os dois meninos não possuem nomes e representam a repetição da sina do nordestino.
Baleia é a personagem quem mais teve destaque no livro e muito importantes para o enredo apesar de ser um animal ela parecer ser a personagem mais humana da história Baleia cuida dos meninos, aprova ou desaprova situações e sonho com um mundo melhor mais justo e cheio de preás enormes.

PERSONAGENS PRINCIPAIS

Baleia: cadela da família.
Sinhá Vitória: mulher de Fabiano.
Fabiano
Filhos: no livro eles ganham os nomes “Menino mais velho” e “Menino mais novo”. São crianças de família pobres sofridas e que não têm noção da própria miséria.
Soldado Amarelo.
Patrão.
Contexto histórico
.

show more

Share/Embed