Como comer menos, melhorar a alimentação e perder peso? Direto do Japão e da Sardenha!
Médico para toda vida Médico para toda vida
286K subscribers
1,846 views
223

 Published On Mar 1, 2023

O vídeo de hoje é muito prático e objetivo: eu vou te passar 3 dicas para seu dia a dia que vão melhorar a sua alimentação e vão fazer você comer menos e melhor. E esses ensinamentos vem direto do Japão, mais precisamente de Okinawa e da Sardenha na Itália. Esses são dois lugares do mundo onde existem muitos centenários - lugares onde a gente encontra as mulheres e homens mais longevas do mundo.

Nada melhor do que dar uma olhadinha em coisas que eles fazem lá no dia a dia deles, pra aprender e incorporar, e trazer também esses hábitos para o nosso dia a dia. Eu sou Carlo Cunha, sou Médico de Família e essa é a minha pílula de saúde de hoje.

A primeira dica, ou o primeiro ensinamento é o Hara Hachi Bu. Hara Hachi Bu é um conceito japonês que se refere a uma prática alimentar comum na região de Okinawa. A expressão significa "coma até estar 80% satisfeito" e é uma das principais características da alimentação dos habitantes desse lugar que, como eu já falei, possui uma das maiores expectativas de vida do mundo.

A idéia é nunca ficar de estômago cheio. Comer até mais ou menos 80% para estar satisfeito. Fazer isso pode trazer várias vantagens para sua saúde. Permite que o organismo tenha tempo para processar e absorver os nutrientes dos alimentos. Quando a gente come em excesso, nosso sistema digestivo é sobrecarregado e pode ocorrer uma série de problemas de saúde, como ganho de peso, pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares.

Além disso, a prática do Hara Hachi Bu também é uma forma de desenvolver uma relação mais consciente com a alimentação. Permite que a pessoa aprecie melhor o sabor dos alimentos e evite desperdícios. Lá em Okinawa, também é comum eles comerem devagar e com atenção, o que contribui para um maior bem-estar e para uma relação mais equilibrada com a comida.

E as pesquisas mostram que essa é uma atitude que tem relação com essa longevidade vista em Okinawa: essa estratégia com uma dieta leve e equilibrada, combinada com outros fatores saudáveis como atividade física, sono adequado e conexões sociais, ter amigos, pode contribuir para uma vida mais longa e saudável.

E eles fazem assim: geralmente antes de começar a refeição, as pessoas na mesa se olham e repetem a frase Hara Hachi Bu. Isso faz com que eles se lembrem sempre desse conceito de comer somente até estar 80% satisfeitos. Dica de ouro essa!!!

Dica 2, que também vem das pessoas que vivem em Okinawa, mas que a gente encontra em outros lugares do mundo também: usar pratos o copos pequenos, pratos o copos menores. Isso engana o cérebro a pensar que está comendo mais, já que o prato ou copo parecem cheios, mesmo que na verdade eles estejam com menos comida ou bebida. Anota aí mais essa dica!

E a estratégia 3 vem da Sardenha na Itália: Deixar as panelas de comida fora da mesa. Isso é muito simples e eficaz para ajudar a controlar a quantidade de alimentos que são consumidos em uma refeição. A ideia por trás disso é que, se as panelas estiverem longe da mesa, num balcão da cozinha, é preciso se levantar e ir até elas para pegar mais comida.

Isso faz com que a gente fique mais conscientes do que estamos comendo e ajuda a evitar excessos. E na Sardenha eles fazem isso porque é uma cultura onde o ato de comer é considerado uma ocasião social e as refeições são compartilhadas com outras pessoas. Isso acontece também em alguns outros países do Mediterrâneo: as panelas são deixadas na cozinha.

E os estudos mostram que deixar as panelas de comida fora da mesa pode levar a uma redução significativa na quantidade de comida que é consumida em uma refeição. Quando a comida está à vista e ao alcance fácil é uma tendência natural da gente de acabar comendo em maior quantidade.

Eu considero essas 3 coisas bastante importantes e são hábitos que você pode incorporar no seu dia a dia. Coisas simples e que vão ajudar na nossa saúde. Estão aí os nossos centenários e centenárias de Okinawa e da Sardenha nos dando o exemplo da importância dessas coisas bem simples.

Não esquece de compartilhar esse vídeo pra fazer essas informações chegarem a mais pessoas. Deixa também seu like e se inscreve no canal. Isso também me ajuda bastante pra fazer o vídeo chegar em mais pessoas aqui pelo Youtube. Obrigado por ter ficado comigo até aqui. Eu sou Carlo Cunha, sou médico de família e essa foi a minha pílula de saúde de hoje.
.
💠Dr Carlo Cunha
CRM-SC 14913
Medicina de Família e Comunidade RQE 9816
Epidemiologista Clínico
.

show more

Share/Embed