Quem é você na quarentena?
Resgate da Autoestima Resgate da Autoestima
602 subscribers
17 views
4

 Published On Jul 9, 2020

Nestes novos tempos em que a atitude mais recomendada é ficar em casa, nossa forma de viver mudou radicalmente. No início, pensamos que seria algo mais rápido. Mas, agora percebemos que está demorando um pouco mais, e que precisamos colaborar individualmente com esse processo coletivo.
Alguns de nós, estão realizando atividades inimagináveis antes de tudo isso! Fecha comércio; abre o comércio; lava a mão; desinfeta; noticiários… UFA! São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que é difícil acompanhar. Uma pressão constante para que nos posicionemos faz parecer que há um lado certo e um errado em um momento de luta por vidas.
E você: como tem lidado com tudo isso? Quem é você na quarentena?
Esse isolamento social fez surgir alguns personagens muito interessantes!
#Comilona: É fome ou é tédio? Quem nunca abriu a geladeira, olhou de cima abaixo, desistiu e fez a mesma coisa minutos depois?
A falta de autoconhecimento, a falta de conexão com o EU interior e com o corpo leva a pessoa aos exageros, a se alimentar no piloto automático e a desenvolver um alimentar transtornado.
Surtada/estressada - A ansiedade e o estresse que acompanham a pandemia tem impactado a saúde mental das pessoas ao redor do mundo, mas novos estudos revelam que as mulheres são as que mais sofrem com a sobrecarga psicológica causada pela crise: trabalham, cuidam da casa e dos filhos, estudam, se exercitam, desinfetam tudo e muitas ainda têm q acompanhar os filhos menores em aulas online, provas, trabalhos, etc.
Uma pesquisa da Kayser Family Foundation mostra que o estresse e a inquietação do covid impactou de forma negativa a saúde mental de 53% das mulheres enquanto 37% dos homens tiveram a mesma percepção nesse período.
Na maioria das famílias, as mulheres acumulam diferentes funções e têm maior senso de responsabilidade e cuidado do que os homens.
#Dorminhoca - se realmente o período passado de olhos fechados é longo, ou se a vontade é cochilar o dia todo, vale ligar o sinal de alerta. A sonolência tbém pode ser uma reação de proteção ao estresse, uma forma da mente evitar angústias associadas ao isolamento e as incertezas provocadas pela pandemia.
#D. limpeza - A mania de limpeza é uma das mais recorrentes por duas razões: biológica e cultural. Biológica: é uma condição necessária à sobrevivência: na história de seleção da espécie, foram escolhidos os que foram capazes de prover um mínimo estado de salubridade a si próprio e à sua prole. Cultural: vivemos em uma sociedade que valoriza excessivamente a assepsia.
O problema está no exagero. Para saber qual o limiar entre o saudável e o patológico, a palavra-chave é equilíbrio.
#Desorganizada e bagunceira: é o outro extremo da D. Limpeza. Pode estar ligado ao traço de acumulador.
#Blogueira: é aquela que está sempre ON e nunca OFF.
#Especialista em filmes/series: esta já revirou a netflix de cabeça para baixo.
#A fitness: é aquela que busca na internet, TV e revistas vários tipos de atividades físicas e as pratica todos os dias.

Cristina Vasconcelos – Psicóloga e Coach – CRP 04/2609
Cristiane Tavares - Psicóloga - CRP 04/20646

Não se esqueça de deixar seu like, comentar e assinar o canal para não perder mais conteúdo exclusivo.

Visite o blog:
http://www.resgatedaautoestima.com/

Curta a fanpage:
  / psicologiaco.  .

Siga-me:
Instagram @resgatedaautoestima
  / rautoestima  

show more

Share/Embed