História do Irã - Os Samânidas (819 - 999)
Emiliano Unzer Emiliano Unzer
20.7K subscribers
856 views
0

 Published On Premiered Jun 5, 2022

Slide capa – Vaso samânida decorado com leão estilizada, Ásia Central, século 10.

Slide inaugural - Ao elogiar os samânidas, o épico poeta persa Ferdusi escreveu:

کجا آن بزرگان ساسانیان
ز بهرامیان تا به سامانیان

"Para onde foram todos os grandes sassânidas?
Dos Barâmidas aos Samânidas, o que aconteceu?"

Slide 1 – Origem e raízes dos samânidas. O patriarca Samand Khuda (séc. 8), de Balkh. A conversão ao Islã e seus sucessores no poder, nomeados como governantes pelo califa Al-Mamun no séc. 9. Com o declínio do poder abássida, Nasr I torna-se governante independente de Samarcanda em 865.

Mapa da região dos domínios samânidas e vaso do século 10.

Slide 2 – Amir Ismail I (r. 892 - 907) , o fundador do império samânida. Ampliou as extensões samânidas para o leste da Transoxiana e Khorasan. Conseguiu a proeza de dominar as ameaças dos túrquicos karluk (carlucos) em Talas. Assim passou a recrutar como escravos militares túrquicos que, com o tempo, passam a formar um corpo poderoso no reino.

Foto do túmulo de Ismail I, ou Ismail Samani, perto de Bucara.

Slide 3 – Os sucessos de Ismail alarmaram seu irmão, Nasr. Disputas pelo poder samânida e a consagração de Ismail sobre a região após a morte de Nasr em 895.

Estátua de Ismail Samani em Dushambé, Tajiquistão.

Slide 4 – Com o reconhecimento dos abássidas, Ismail passou a ameaçar as fronteiras com os safáridas, sob Amr Lais, que resultou em guerra em Bakh (900). Ismail vitorioso e soberano sobre Khorasan e Tabaristão (norte iraniano com o Mar Cáspio), derrotando os regentes da dinastia Tabari. Amr foi enviado como prisioneiro para o califa em Bagdá.

Slide 5 – Morte de Ismail em 907 e sucessão pelo seu filho, Ahmad (r. 907 - 914), nomeado como governante no Khorasan, Tocaristão (além do nordeste iraniano, no Hindu Kush), Tabaristão e Transoxiana, pelo califa abássida.

Moedas de ouro da época de Ahmad.


Mapa dos domínios samânidas (leste) e região no século 10.

Slide – Ahmad ascende ao poder em Sistan, após expulsar os safáridas com a liderança militar do seu comandante-chefe túrquico, Simjur. Esse, por tentação, buscou plenos poderes, mas foi morto em 914.

Imagem de um simjúrida enfrentando Mahmud de Gázni.

Slide – Governo de Nasr II (r. 914 – 943), período considerado de ouro e declínio dos samânidas. Fronteiras samânidas no seu auge, desde as terras do Turquistão e estepes pônticas e ao norte, planalto iraniano central, Hindu Kush, Corásmia.

Mapa dos domínios samânidas à época da morte de Nasr II, em 943.


Os primeiros anos de Nasr II. Rebeliões nas fronteiras. E intrigas pelo poder samânida.

A economia samânida. O influxo de prata e pujança com as rotas comerciais.

Slide – As consequências da riqueza e poder. Construção de Bucara, Samarcanda, Nishapur e Khojand, joias da arte e arquitetura do século 10. No campo do conhecimento, Balami, vizir samânida, foi um homem de letras e autor.

Imagem de uma página da famosa obra de Balami, o Tarikhnama, século 14

Slide – Nas letras, patrocínio de grandes mestres, como Rudaki (880 – 940/1) que escreveu linhas em homenagem à Nasr II e ao ambiente da corte de Bucara.

Estátua do poeta em Dushanbé, Tajiquistão, e seu mausoléu em Panjakent.

Slide - "Olhe para a nuvem, como ela chora como um homem de luto
Trovão geme como um amante com o coração partido.
De vez em quando o sol espreita por trás das nuvens
Como um prisioneiro se escondendo do guarda."
– Rudaki.

Slide – A lenta decadência samânida. Moedas mostram queda do metal usado a partir de meados do século 10. Início de uma série de rebeliões nas terras samânidas. Familiares e comandantes túrquicos passam a exigir mais poder. Morte de Nasr II aos 40 anos de idade.

Pintura dos confrontos dos samânidas sob Muntasir com os túrquicos sob Abu’l Qasim, século 14.

Slide – Governo de Nuh I (r. 943/4 – 954). Disputas pelo poder na corte samânida. Túrquicos, como os da clã Simjúrida, competem pelo poder, e a Corásmia, próspera, passa a exigir maior autonomia. Em Khorasan, autoridade de Nuh foi feita por Abu-Ali Chagani (r. 939 - 955), membro da poderosa família Chagani local.

Slide – A morte de Nuh em 954. Poder dos túrquicos passam a predominar nas decisões políticas e militares dos samânidas. Entre eles, Alep Tegrin, comandante militar em Khorasan, garantiu uma base no Hindu Kush em Gázni.

Slide – Filho de Nuh, Mansur I (r. 961 - 976) , subiu ao trono samânida com apoio do comandante túrquico, Faeq. Reservas do tesouro em baixa, pouca receita e corrupção na corte samânida. Nova ameaça aos samânidas, os buídas, além de rebeliões no Sistan de ex-aliados dos safáridas.
Imagem de Mansur I, século 14.



Slide – O último efetivo rei dos samânidas, Nuh II (r. 976 - 997). Constante ameaça dos buídas no oeste, rebeliões na Transoxiana e túrquicos no Khorasan. Imagem de Nuh II reprimindo uma rebelião, do Majma' al-tawarikh, datado de c. 1425.

(Continua nos comentários)

show more

Share/Embed