Mini Doc: Saiba de uma vez por todas por quê a Rede Tupi faliu
Thiago Rocha Thiago Rocha
26.3K subscribers
229,186 views
6.7K

 Published On Premiered Sep 18, 2020

No último dia 18 de julho, foram completos 40 anos do fim da Rede Tupi, a primeira emissora de TV da América Latina. Há muitas histórias que são contadas para justificar sua extinção, e aqui neste vídeo trago o que REALMENTE ACONTECEU com a pioneira, os acontecimentos com detalhes sobre o que levou o governo a cassar as concessões que pertenciam aos Diários Associados.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES:
O apresentador do programa “O Despertar da Fé” é sim o missionário Romildo Ribeiro Soares, ele era da Igreja Universal antes de ter sua própria igreja.
Pra quem sonha com o retorno da Tupi, o grupo Diários Associados não tem interesse em ter uma rede nacional novamente, além de não estar em plenas condições financeiras, só ver como é a situação da TV Alterosa que é afiliada do SBT em MG.
O Silvio Santos contratou os funcionários da Tupi quando adquiriu as concessões da rede licitadas pelo governo.
O que a Globo ganharia e ela realmente estivesse por trás do fim da Tupi? Ela teve problemas com a censura federal durante o regime (ou ditadura) militar, as emissoras criadas a partir das concessões cassadas deram dor de cabeça pra ela, sendo o SBT até hoje, vide a aquisição da Libertadores. Ela tem culpa da Tupi (e da Manchete) ter sido pessimamente administrada?
A Tupi sofreu um incêndio em 1978 que atingiu os novos equipamentos que haviam sido adquiridos, que a deixou fora do ar por algumas horas.
No vídeo aparece o Raul Gil na Tupi, mas o programa nunca foi pro ar, já que a gravação foi feita no auge da crise da emissora.
O Povo na TV, o Aqui e Agora do SBT, foi sucesso de audiência e ficou muito tempo no ar, enquanto que o programa homônimo da Tupi pela Band Rio durou pouco tempo e não repetiu o sucesso na pioneira.
O Domingo à Noite ficou longe da audiência do Flávio Cavalcanti, que posteriormente trabalhou no SBT até falecer, passando mal no intervalo de seu programa em 1986.
A crise da Tupi também provocou confusão entre as cabeças de rede (Rj e SP), ninguém sabia quem era a verdadeira geradora da programação. A Tupi Rio ficou com o posto quando a Tupi SP foi tirada do ar por conta dos funcionários em greve em julho de 1980, e assim ficou até a cassação.
Não teve vigília na Tupi São Paulo, nenhum tipo de luta dos funcionários para o governo não lacrar os transmissores.

show more

Share/Embed