ALUGUEL DE AÇÕES | Como aumentar a sua rentabilidade
Victor Camargo Victor Camargo
415 subscribers
59 views
16

 Published On Feb 8, 2022

Lembra que eu falei para vocês que existe uma estratégia para ganhar dinheiro no mercado financeiro vendendo ações sem ter? Então, essas pessoas que usam essa estratégia precisam alugar as ações de alguém para conseguir vender.

Digamos que eu sou essa pessoa, estou vendo as ações de Petrobrás muito caras e acredito que elas possam se desvalorizar nos próximos dias. Mesmo sem ter as ações de Petrobrás, eu posso “entrar vendido” e ganhar dinheiro com a queda das ações. Para isso, eu vou precisar alugar as ações de alguém, vender a mercado, e depois eu vou ter que recomprar essas ações e devolver as ações. Nesse processo todo eu pago uma taxa de aluguel para a pessoa que é dona das ações e eu estou pegando dele.

O que eu quero ensinar para vocês nesse vídeo não é sobre ser o cara que pega as ações de alguém pra vender, mas sim o dono das ações que vai deixar o aluguel disponível para quem quiser vender, entendeu?

Imagina que você tem uma casa na praia que vale 3 milhões de reais, mas você só usa essa casa no Natal e ano novo, ou seja, uns 15 dias por ano. Os outros 350 dias a casa fica lá, parada. É meio óbvio que você vai querer alugar essa casa os outros dias para que você consiga ganhar uma grana né? Então pô, se você conseguir alugar a uma taxa de 8% a.a, estamos falando de uma mensalidade de R$20.000 reais, ou uma diária de 700 reais, mais ou menos. Bastante grana para deixar na mesa de bobeira.

O mesmo acontece no mercado de ações com os seus investimentos. Se você compra uma empresa com a mentalidade de se tornar sócio e ficar com ela por bastante tempo na carteira, como é o nosso caso no quadro Rumo aos 10K, você pode deixar as suas ações disponíveis no mercado para alugar. Dessa forma, você vai conseguir uma rentabilidade a mais em cima das suas ações.

Essas taxas de aluguel variam muito de ação para ação e dependem da demanda dos investidores. Se tiver muita gente querendo alugar as ações pra vender, as taxas ficam altas. Se tiver poucas pessoas, as taxas diminuem.

Digamos que você investe para longo prazo e não aluga suas ações. Na sua jornada de investidor você consegue uma rentabilidade de 12% ao ano, investindo 500 reais por mês.
Em 20 anos você vai juntar 455 mil reais. 120 mil do seu bolso, 335 mil de juros sobre os seus investimentos.

Agora, nós temos um segundo cenário onde você sabe o que é o aluguel de ações e colocou suas ações para alugar. Sua rentabilidade vai aumentar um pouco porque você vai receber uma taxa por deixar suas ações alugadas, e de 12% você consegue 13% ao ano, investindo os mesmos 500 reais por mês.
Em 20 anos, você vai juntar 513 mil reais. 120 mil do seu bolso, e 393 mil de juros sobre os seus investimentos. Um aumento de 58 mil reais.

Então no curto prazo, essas taxas vão parecer pequenas e vai parecer que você não está ganhando nada, mas é no longo prazo que você consegue ver a diferença. Isso que eu só aumentei 1%. Tem ações na bolsa de valores que o fato de você deixar alugadas te gera 60% de rendimento ao ano. Claro que isso não é saudável e não dura muito tempo, mas se a gente simular de que você consiga 5% a mais ao ano, por deixar suas ações alugadas, você sai de 12% para 17% e em 20 anos acumula 719 mil reais. 264 mil a mais, só por deixar as ações alugadas.

show more

Share/Embed