CAÇADOR - SANTA CATARINA
Imagens do Brasil Imagens do Brasil
40.9K subscribers
10,585 views
164

 Published On Feb 28, 2022

Caçador é um município brasileiro pertencente ao estado de Santa Catarina. Conta com uma população estimada em 80.017 no ano de 2021 pelo IBGE. Caçador detém o título de capital industrial do meio-oeste catarinense.
Vestígios encontrados na região remetem a elementos das antigas tradições Taquara, Umbu e Humaitá. Entre estes encontram-se artefatos de pedra como facas, raspadores, pontas de projéteis, furadores, zoólitos (estátuas de pedra assumindo formas animais) e até mesmo estatuetas antropomórficas.
No século XVI, quando da chegada dos primeiros portugueses ao litoral de Santa Catarina, a região próxima do entroncamento dos rios Caçador e do Peixe era habitada por nativos das etnias caingangue e xokleng.
Quando foi delimitada a fronteira Brasil - Argentina no Tratado de 1898, o governo da então jovem República do Brasil, para firmar a posse de suas novas terras, leva a cabo os planos para uma ligação ferroviária entre os estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul e ao Uruguai pelo interior. Os estados brasileiros de Santa Catarina e do Paraná passaram a disputar a região, cujo coração ficava na atual Caçador.
Em 1910, quando da chegada das turmas de construção do trecho Porto União - Marcelino Ramos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande à região, a divisa entre os estados de Santa Catarina e do Paraná passava pelo rio do Peixe.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1932, Rio Caçador passou a figurar como distrito do município de Curitibanos.
Em consequência do crescimento da população e de sua pujança econômica, Rio Caçador foi elevado a município em 22 de fevereiro de 1934, com território desmembrado de Campos Novos, Cruzeiro (atual Joaçaba), Curitibanos e Porto União.
A instalação do município deu-se, com a posse do primeiro prefeito, Leônidas Coelho de Sousa, em 25 de março de 1934. Ainda no mesmo ano, em 25 de maio, foram criados os distritos de Caçador (sede municipal), São Luis, Taquara Verde, Rio Preto e Rio das Antas. A comarca de Caçador foi criada pelo decreto estadual 698, de 5 de novembro de 1934 e instalada em 26 de janeiro de 1935, sendo o seu primeiro juiz de Direito, Osmundo Wanderley da Nóbrega.
O território do município é rico em recursos hidro-minerais, situando-se em sua totalidade sobre o Aquífero Guarani. É banhado por vários rios, dentre os principais o que deu o nome à cidade, Caçador, e os do Peixe, Castelhano, XV de Novembro, Jangada, Preto, São Pedro e Veado.
A cidade possui clima temperado subtropical úmido (Classificação climática de Köppen-Geiger Cfb). Entre 1977 e 2004 foram registrados temperatura média anual de 16,3 °C e precipitação acumulada média anual de 1.716mm.
Em Caçador registrou-se oficialmente a menor temperatura já ocorrida no território brasileiro: −14 °C, em 11 de junho de 1952.[22] Outros registros oficiais incluem temperaturas mínimas extremas de −11 °C e de −10,4 °C, respectivamente 10 de julho de 1952 e de 6 de agosto de 1963.
A economia de Caçador desenvolveu-se através da extração e industrialização da madeira, num primeiro momento retirada das florestas centenárias de araucária e imbuia da região e, posteriormente, quando da exaustão destas, de reflorestamentos com pinus elliottii. Hoje o município conta com algumas das maiores empresas no ramo madeireiro do sul do país. A agricultura emerge como nova opção de geração de divisas, com destaque para os hortifrutigranjeiros, sendo o tomate a maior fruta plantada no município. Caçador já foi considerada a maior produtora de tomates do sul do Brasil e também possui muitas indústrias como as de plástico, fios de cobre, metalúrgicas e, por último, o ramo do transportes com a Reunidas.
São atrações turísticas de Caçador: Parque Central José Rossi Adami; Catedral São Francisco de Assis; O relógio; Ponte Antonio Bortolon; Floresta Nacional de Caçador; Museu Histórico da Região do Contestado; Antiga Chaminé; Ponte do Amor.
Os principais eventos do município são: Aniversário do município; Expo Caçador; Encontro de Carros Antigos; SEAD - Seminário Regional de Administração.
Na cidade de Caçador estão presentes as instituições: Associação dos Amigos da Música - AMIMU - Instituição cultural; Caçador Atlético Clube - Clube esportivo; Corpo de Bombeiros Voluntários - Equipe de resgate e combate a incêndios; Colégio Bom Jesus Aurora - Unidade de ensino presente no sul e sudeste do país; 1º Grupo de Escoteiros Pindorama; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). SENAI; SESI; Sociedade Esportiva Kindermann - Equipe de Futsal e Futebol destaque no Brasil; Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Ensino superior.
Mais informações sobre a cidade, e sobre outras cidades brasileiras, podem ser encontradas no endereço www.imagensdobrasil.com.br, ou na página do Facebook em   / imagensebrasil   . Inscreva-se no Canal e ative o sininho, ou deixe o seu Curtir (Like) na Página para receber novos videoclipes.

show more

Share/Embed