Parque das Mangabeiras - Belo Horizonte - MG
Nicolas Vicente Nicolas Vicente
1.6K subscribers
171 views
4

 Published On Jul 24, 2024

PARQUE DAS MANGABEIRAS MAURÍCIO CAMPOS

Localizado ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras Maurício Campos, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, conserva em sua área de 2,4 milhões de m2, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco.

A uma altitude de 1.000 a 1.300 metros, o clima é ameno.

Lugar para descanso, lazer e esportes, o Parque das Mangabeiras Maurício Campos recebe público de todo o país e até do mundo. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais.

No Parque das Mangabeiras Maurício Campos, o contato com a vegetação nativa é um dos principais atrativos, sendo representada por áreas de Cerrado e de Mata Atlântica. O Cerrado ocupa as áreas de maior altitude do parque, onde os solos são mais rasos e com baixa disponibilidade de nutrientes. Árvores como o barbatimão, a candeia, a caviúna, a guabiroba, o murici e o pau-santo são comuns nas áreas de Cerrado. A Mata Atlântica está presente nos fundos de vale e encostas adjacentes, onde os solos são mais profundos e ricos em nutrientes. Dentre as árvores típicas deste ambiente podem ser citadas a copaíba, o guanandi o jacarandá, o jequitibá, o pau-jacaré e a quaresmeira.

A fauna do Parque das Mangabeiras Maurício Campos é bastante diversificada. Merece destaque o grupo das aves, com mais de 160 espécies registradas, dentre elas o jacu e a saracura, facilmente observados no parque. Com relação aos mamíferos, cerca de 30 espécies já foram registradas, dentre estas o quati, o mico-estrela, o caxinguelê (esquilo), o ouriço-cacheiro e o tatu-galinha. Embora de visualização mais difícil, o parque é também abrigo de cerca de 20 espécies de répteis e 20 espécies de anfíbios, como a rã Hylodes uai, que tem em seu nome uma homenagem a Minas Gerias.

O parque possui como atrativos:

Ciranda de Brinquedos: Espaço de lazer para as crianças com playground, cidade de bonecas, escorregador, entre outros;

Parque Esportivo: Quadras poliesportivas, de tênis e peteca;

Pistas de Esportes Radicais: Modalidades skate, patins e BMX;

Ilhas do Passatempo: Áreas bem arborizadas e que contam com mesinhas e bancos para apoio para a prática de piqueniques;

Mirante da Mata: Onde é possível apreciar grande porção da vegetação do parque e ainda visualizar parte da cidade de Belo Horizonte.

Para o contato com os recursos hídricos, o parque possui o “Recanto da Cascatinha” e “Lago dos Sonhos”, formados pelas águas do Córrego da Serra.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas (entrada permitida até às 16h30).
O acesso ao Mirante da Mata, por se tratar de área distante da portaria e do setor administrativo, está autorizado até às 16h.

Fonte: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundaca...

show more

Share/Embed