Classificação dos ossos | Longos, curtos, planos, alongados, pneumáticos, sesamoides, suturais
NutriDiversidade NutriDiversidade
218K subscribers
426,511 views
17K

 Published On Sep 26, 2018

🔴 A classificação dos ossos depende do seu formato e suas dimensões, ou seja, comprimento, largura e espessura. Temos os: Ossos longos, ossos curtos e ossos laminares ou planos.
⬇️Baixe as imagens deste vídeo. Link na descrição⬇️
Partindo para uma ideia de mapa mental, vejamos o seguinte:
Os ossos longos: são aqueles que têm o seu comprimento maior que a largura e espessura, como por exemplo, o úmero, rádio e ulna que são ossos encontrados nos membros superiores...... e o fêmur, tíbia, fíbula nos membros inferiores. Estão incluídos também os metacárpicos, metatársicos e falanges. são tubulares (ou seja, apresentam um canal no centro, normalmente preenchido por medula óssea), guardem bem esta informação!

Ossos Curtos: Tem o seu comprimento, largura e espessura praticamente iguais. Eles são Encontrados apenas nos carpos, localizados nas mãos, e os tarsos, localizados nos pés.

Ossos laminares ou planos: são aqueles em que a espessura é bem menor que o comprimento e a largura. Eles são representados pela escápula, osso do quadril e alguns ossos do crânio, como o frontal, occipital e parietal.,,,, ílio, costelas, (esterno, ossos da ‘’bacia’’)

Além desses três grupos básicos bem definidos, há outros intermediários, que podem ser distribuído em 5 grupos: São eles:
Ossos Alongados: São ossos longos, (parecidos com o primeiro grupo de ossos que apresentamos, os ossos longos não apresentam canal central, aqui entra a informação que eu pedi para que vocês guardassem. Exemplo de ossos alongados, são as Costelas.

Ossos irregulares: apresentam uma forma complexa, ou seja, possuem vários outros formatos em relação aos que já foram apresentados anteriormente. Não corresponde a nenhuma forma geométrica conhecida. Exemplos deles são as vértebras, sacro, mandíbula e o osso temporal.



Os ossos pneumáticos: Eles estão localizados no crânio e possuem pequenos orifícios que permitem a passagem do ar chamado forames, e também apresentam mucosa, que se inflamada, causa a famosa sinusite.
São eles os ossos: frontal, temporal, o maxilar superior, o etmoide, o esfenoide.
Ossos Suturais: São ossos localizados dentro de articulações, chamadas de suturas, seu número varia muito de pessoa para pessoa. A imagem mostra um crânio sem e com a presença de ossos suturais.

O último tipo de classificação óssea, é o sesamóide.
Os Ossos Sesamoides: Estão presentes no
interior de alguns tendões. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exemplo de osso sesamóide, é a patela, localizado anteriormente à articulação do joelho, também encontramos nos pés e mãos, entre outros locais.

🔔✔️ Para mais vídeos como este, INSCREVA-SE no Canal clicando no link ▶️ http://bit.ly/2yxcUxf

📌 Aprenda a estudar com mapas mentais ► https://hotm.art/N8Wshfit
📌Como criar seu próprio mapa mental ► https://hotm.art/N8Wshfit
📌Como anotar as aulas de forma resumida ► https://hotm.art/N8Wshfit
📌Como resumir livros em uma única folha ► https://hotm.art/N8Wshfit

📞 Nossas Redes:
✔ Baixe as imagens do vídeo: https://www.nutridiversidade.com.br
✔ Instagram:   / nutridiversidade  
✔ Site/Blog: https://www.nutridiversidade.com.br
✔ Facebook:   / nutridiversidadeoficial  
✔ Twitter:   / nutridiversidd  

❤️ Ajude o canal fazendo uma doação (Paypal): http://bit.ly/2GE3ZhW

#nutridiversidade #anatomiahumana #ossos

show more

Share/Embed