A rara equação do Parque Augusta: vizinhança populosa, apês compactos e frequentadores chegando a pé
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
135K subscribers
154,678 views
9.1K

 Published On Dec 14, 2021

Em uma das áreas com maior densidade populacional de São Paulo, com transporte público na porta e onde boa parte dos frequentadores chegam a pé. Uma vizinhança cheia de studios e de apartamentos compactos. O Parque Augusta é uma raridade em São Paulo, onde a maior parte dos parques é cercada por casarões e poucos moradores.
Seu sucesso confirma as teorias da urbanista Jane Jacobs sobre parques urbanos, que precisam ser movimentados e atravessados em diferentes horários por diferentes tipos de público. Quanto mais vazios, menos gente, e a sensação de insegurança afasta o público.
Na São Paulo onde o entorno do Ibirapuera e do Villa Lobos, e de outros tantos parques, só tem casas unifamiliares, não têm comércio ou empregos, e nem há metrô no raio de 1 km, é de se pensar.
Ainda assim, a criação do Parque Augusta suscita diversas questões. Seu custo de 200 milhões de reais em uma das regiões já mais ricas em infraestrutura da cidade, enquanto parques na periferia não saem do papel há décadas.
Outros bairros ja privilegiados e com pouca densidade demográfica querem pegar carona pra ganhar seus "parque augusta" . É justo usar mais dinheiro da prefeitura para criar parques em áreas pouco populosas, para moradores no topo da pirâmide de renda na cidade, apenas porque os vizinhos não querem adensamento, mas vão valorizar seus imóveis com mais investimento público? Como criar parques de forma mais justa, pela cidade inteira, e menos onerosa?
Comentarios, por favor! E se inscreva no canal, compartilhe, clique no sininho. Cidades merecem muito mais audiência!
Obrigado aos parceiros ‪@nortisincorporadora8583‬ e ‪@smartfit‬ ao Teatro Unimed e à Reud por emprestarem o belo espaço onde gravei este episódio.
#SaoPaulo #SP #arquitetura #urbanismo #mobilidade #sustentabilidade 👇🏼 O que você achou? Comente aqui embaixo e compartilhe o vídeo com seus amigos!
🏙️ Ah, e se inscreva no canal:    / saopaulonasalturas  

🚨 Cidades e arquitetura merecem muito mais audiência! 🚨

#arquitetura #urbanismo #spnasalturas #sustentabilidade #sãopaulo #cidadedesaopaulo

show more

Share/Embed