Saint Denis, A Igreja dos Mortos na França, pertinho de Paris
Amorecos na Zoropa Amorecos na Zoropa
330 subscribers
1,449 views
83

 Published On Nov 8, 2021

Pertinho de Paris tem uma igreja gótica cemitério, não simplesmente tem um cemitério perto, mas ela tem um cemitério dentro dela e inclusive foi construída em cima de um cemitério!!!

A Basílica Catedral de Saint Denis, na região metropolitana de Paris, tem duas características únicas: ela é o primeiro monumento gótico e lugar onde a realeza francesa está enterrada!!!

Por uns 12 séculos, reis e rainhas franceses, mais algumas poucas pessoas ligadas à realeza da França, foram sepultados nesse lugar místico e repleto de histórias.

Tudo começou com o Denis por volta dos anos 250, ele teve a cabeça decepada em Montmartre, mas pegou a própria cabeça e andou por uns 5km, assim entenderam que onde ele parou era onde ele queria ser enterrado.

Ali virou um cemitério e lugar de peregrinação. Uma pequena capela foi construída, ganhando outras formas. Então no século XII a edificação atual foi erguida.

Com todos os elementos do estilo gótico: paredes altas para chegar mais próximo do céu e de Deus, vitrais para entrar a luz divina, gárgulas...

Desde o século VII a realeza francesa optou por ser sepultada em Saint Denis, perto do mártir e assim ganhar um lugar no céu...

Com a Revolução Francesa os túmulos foram abertos e os restos mortais foram jogados em uma vala comum e cal foi jogado por cima.

No começo do século XIX, Luis XVIII, irmão de Luis XVI, assume o trono francês e ordena que os restos mortais retornem para o lugar de origem e que os corpos do irmão, de Maria Antonieta (que tinham sidos guilhotinados e lançados numa vala comum) e do filho do casal (que morreu na infância por causa de negligência) sejam devidamente sepultados em Saint Denis.

Só que naquela época foi praticamente impossível encontrar todos os corpos e separá-los devidamente. Mas tentativas foram feitas...

Alguns túmulos também foram destruídos durante a Revolução Francesa.

Tem até uma história que seria engraçada se não fosse mórbida de uma cabeça de um dos reis que ficou vagando por algum tempo até ser devolvida a seu túmulo à Saint Denis...

Saint Denis também é um excelente lugar para se afastar da multidão de Paris! Pois mesmo sendo muito perto da Cidade Luz, ela não fica cheia.






Amorecos e outros conteúdos criados por Alexsa:

https://www.amorecosnazoropa.com/

  / amorecosnazoropa  
  / alexsaparisphotos  

  / amorecosnazoropa  

#paris #frança #guiaemparis

show more

Share/Embed