Conectividade de utilities, indústrias e do agronegócio motiva composição de ecossistema IoT
PORTAL IPNEWS PORTAL IPNEWS
965 subscribers
37 views
2

 Published On Oct 10, 2024

O processo de redustrialização e a automação da adotada pelas utilities, além da demanda do agronegócio, insentiva provedores produtos e serviços de conectividade, dispositivos e sensores IoT (internet das coisas) a formarem ecossistemas que facilitem a aquisição de soluções completas. Aproveitando este momento, a Allcom Telecom - uma operadora móvel virtual (MVNO) e integradora de soluções IoT - a ampliar seuas parcerias, incluindo as redes de satélite, os sensores Quallcomm e os equipamentos GE.

Com a ORBCOMM,  a operadora uniu forças para revolucionar o setor M2M/IoT no Brasil, oferecendo soluções projetadas para superar as limitações da conectividade celular tradicional. A parceria, anunciada durante a Futurecom 2024, traz uma nova perspectiva para empresas que operam em áreas remotas ou de difícil acesso, como agronegócio, logística e transporte marítimo, permitindo o uso de IoT via satélite para otimizar operações e aumentar a eficiência.

Especialista no mercado de M2M (Máquina a Máquina) e IoT (Internet das Coisas), setores nos quais conta com uma base de quatro milhões de dispositivos conectados na América Latina, a Allcom fortalece sua posição por meio da parceria com os serviços de IoT via satélite da ORBCOMM. A plataforma Allmanager IoT permitirá que clientes monitorem ativos em qualquer lugar do país, com funcionalidades que vão desde o simples rastreamento até soluções mais complexas, como o monitoramento de dados de motores, velocidade e temperatura, tudo por meio de uma interface única e amigável, de acordo com os executivos.

Marcio Fabozi, CEO da Allcom Telecom, destaca o impacto dessa inovação: “Estamos criando uma oportunidade inédita para nossos clientes. Com a integração das soluções IoT via satélite, conseguimos levar conectividade para onde antes era impossível, ampliando as possibilidades de negócios e ajudando nossos clientes a crescerem, mesmo nas regiões mais isoladas do Brasil”.

Expansão da cobertura e otimização dos negócios

Setores que dependem da tecnologia para otimizar processos e monitorar ativos serão beneficiados diretamente, independente de sua localização geográfica.

A conectividade em regiões rurais e remotas, onde a cobertura celular ainda é limitada, será transformada positivamente. Isso é particularmente relevante para o agronegócio, um dos principais motores da economia brasileira, que poderá usar a tecnologia IoT para monitorar máquinas, condições climáticas e safras, tudo em tempo real.

A empresa também apresentou a inclusão do recém-lançado eSIM. No ecossistema IoT, o eSIM oferece escalabilidade, redução de custos operacionais e segurança reforçada. Além disso, é uma solução certificada pela GSMA (GSM Association), associação que apoia mais de 750 operadoras e fabricantes de telefonia móvel de 220 países do mundo e regulamenta mundialmente tecnologias celulares estabelecendo padrões confiáveis para a indústria que utiliza o padrão GSM (Global System for Mobile Communications).

Possibilidades no setor de telecomunicações

No dia a dia dos usuários, os avanços refletem na facilidade na hora de contratar uma linha telefônica, bastando acesso à internet para ativar o eSIM, cujo passo a passo vai de acordo com cada empresa. Já para o setor de telecomunicações, essa solução pode integrar-se com outras.

Assim, em um único ecossistema, o virtual, garante-se uma maior capacidade de gerir a conectividade, o que pode facilitar também na personalização dos serviços. “Com o eSIM integrado à nossa já conhecida plataforma de gestão da conectividade multirrede, o Allmanager, ampliamos ainda mais a nossa capacidade de oferecer soluções robustas e personalizadas para grandes players do mercado, além de continuar na vanguarda da inovação tecnológica. Desta forma conseguimos atender qualquer que seja o formato do simcard, seja ele de plástico ou eletrônico”, observa o executivo.

Redes privativas

A Allcom Telecom também firmou umaparceria com a GE Vernova (presente em 90% das concessionárias de energia do mundo, segundo a empresa) para distribuir soluções de redes celulares privativas no Brasil. O foco aqui é em setores que demandam alta conectividade e baixa latência. 

Fabozi conta que a parceria permitirá redes privativas LTE 4G e 5G, complementando as soluções de IoT da Allcom. Assim como no caso da oferta satelital, essa colaboração com a GE mira em indústrias como o agronegócio, energia, mineração e transporte.

O objetivo é oferecer automação, monitoramento e conectividade para equipamentos e veículos autônomos. As soluções visam melhorar a eficiência e a confiabilidade em operações críticas. Assista à entrevista.

show more

Share/Embed