Visitando os Viadutos MAIS ALTOS do Brasil na Ferrovia do Trigo
Na Trilha Dos Trilhos Na Trilha Dos Trilhos
53.2K subscribers
506,226 views
7.4K

 Published On Aug 7, 2021

Localizada no Rio Grande do Sul, entre as cidades de Passo Fundo e Roca Sales, a Ferrovia do Trigo é sem dúvida uma das mais belas e incríveis ferrovias do Brasil.

Sua história remete ao início do século XX, quando foi anunciado um ambicioso projeto de ferrovia ligando Porto Alegre à Passo Fundo, com uma extensão total de quase 300km. sendo chamada pela imprensa do estado de “Obra do Século”.

Os estudos iniciaram-se em 1911, mas logo foram interrompidos pela Primeira Guerra Mundial, tendo sido retomados apenas em 1948 já sob o comando da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.

Em 1949 as obras foram iniciadas, mas tiveram inúmeras paralisações, até que pararam completamente em 1968, por dificuldades financeiras da VFRGS e principalmente pelas dificuldades técnicas encontradas no trecho entre Roca Sales – Passo Fundo, que tem o relevo bastante acidentado e se revelaram um desafio ainda maior do que o previsto no início dos planos.

Diante da pressão dos municípios que seriam beneficiados, o Primeiro Batalhão Ferroviário assumiu as obras que foram reiniciadas em 1971 e finalmente concluídas em 1978 e quando ficou pronta, contava com 32 túneis e 23 viadutos, alguns deles verdadeiras obras de arte, incluindo o Viaduto 13 com 143m de altura e que na época de sua inauguração era o segundo viaduto mais alto do mundo.

A extensão total da Ferrovia do Trigo é de 152 km, se conectando ao Tronco Principal Sul em Roca Salles e à linha Marcelino Ramos - Santa Maria, em Passo Fundo, que é onde está o Km 0 da ferrovia.

Quando ficou pronta, foi entregue à administração da Rede Ferroviária Federal e quando esta foi extinta, passou para a iniciativa privada e assim segue até hoje, sendo administrada pela Rumo.

Atualmente o tráfego de trens é bem pequeno, com apenas dois ou três trens circulando por dia, somados ambos os sentidos.

Por conta de suas grandes obras de engenharia, a procura de turistas é muito grande e por esse motivo a concessionária e os munícipios chegaram a um acordo para que os trens circulem no período noturnos, salvo raras exceções, o que torna praticamente impossível registrar algum trem circulando na ferrovia com a luz do dia.

Recentemente, também iniciou-se a operação de um trem turístico, chamado Trem dos Vales, operado pela ABPF.

Algumas viagens já foram feitas e diante do sucesso da operação, outras já estão programadas, com a expectativa de tornar este, um trem regular, que tem tudo para ser um dos trens turísticos mais procurados do Brasil !

show more

Share/Embed