APLV EM SEU BEBÊ,TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER E ENTENDER PARA BUSCAR O TRATAMENTO /DEIXA COM O PAPAI
Deixa com o papai Deixa com o papai
17.7K subscribers
13,036 views
423

 Published On Jul 23, 2020

O que é a APLV - Alergia à Proteína do Leite de Vaca?
Intolerância do organismo do bebê às proteínas do leite de vaca,trata-se da alergia intestinal mais comum na infância podendo acometer 1 a cada 20 crianças é uma doença de pré disposição do organismo da criança que vê a proteína como inimiga e pode se manifestar mesmo naquelas crianças que consomem exclusivamente o leite materno.
Proteína: Molécula grande complexa e que estimula nosso sistema imunológico.
Motivo: Se a mãe consome leite de vaca, e seu organismo não consegue fazer a digestão completa dessa proteína, pedaços dessa proteína que são grandes(chamadas de macromoléculas proteicas) são absorvidas pro sangue e vão chegar naturalmente até a porção do leite e daí a criança estará consumindo parte dessas macromoléculas no leite.
Daí caso a criança desenvolva alergia a proteína do leite de vaca, começam a surgir os sintomas tais como:
Erupções na pele, refluxo, sintomas respiratórios: asma, bronquite, rinite, sintomas intestinais como: diarreia, cólicas .
Medidas a serem tomadas: Levar ao conhecimento do pediatra, assim certamente ele vai sugerir que a mãe restrinja completamente o uso do leite de vaca e se caso a criança estiver também consumindo leite em pó esse pediatra certamente vai sugerir que se retire essa proteína do leite para avaliar o resultado obtido.
Dependendo da gravidade e interesse da família em aprofundar pode fazer teste de provocação para ver a resposta aos sintomas, porém é algo mais complexo que deve ser feito sobre supervisão médica.
Hoje porém com o avanço da tecnologia existem exames que detectam facilmente a aplv, testes dermatológicos e exames de sangue por exemplo.
Daí dependendo da gravidade da alergia o pediatra estará encaminhando essa criança a um imunologista para verificar em quanto tempo pode se reinserir o leite de vaca aos poucos outra vez e se a criança tem alergia a outros leites como de cabra,de soja .
No caso da APLV, cólica, irritabilidade e rinite são sinais comuns relacionados a esse problema, mas a variedade de sintomas exige que haja uma padronização de seus processos de diagnóstico. Registros desse tipo de reação alérgica são mais frequentes em crianças, uma vez que o organismo ainda não está maduro o suficiente para processar as proteínas do leite de vaca.

A reintrodução alimentar, sempre com acompanhamento médico, pode ser feita a cada 6 a 12 meses como forma de verificar se houve alterações a essa condição. No entanto, ainda que os efeitos da APLV sejam transitórios, os especialistas alertam para a gravidade de alguns casos, o que exige mais cuidados. Ao contrário da intolerância à lactose, que acontece quando o organismo não consegue quebrar o açúcar do leite, as reações da APLV podem resultar em outras complicações à saúde, como recusa alimentar, dermatite e broncoespasmos.
Sendo assim é de suma importância que os pais estejam atentos a sinais e sintomas da APLV e sigam corretamente as instruções de seu pediatra.

show more

Share/Embed