Talassemia
Michelle Bolsonaro Michelle Bolsonaro
18.3K subscribers
5,767 views
445

 Published On Jun 16, 2022

A Talassemia, também conhecida como Anemia do Mediterrâneo, é um tipo de anemia hereditária, que faz parte de um grupo de doenças do sangue chamadas hemoglobinopatias.

É uma doença rara e acontece quando há deficiência na produção das hemoglobinas devido a mutações genéticas.

Existem dois tipos de talassemias mais frequentes: a alfa e a beta. Pessoas com o tipo beta tem alteração no cromossomo 11 e com o tipo alfa, mutação no cromossomo 16.

A doença pode ocorrer de várias formas, de acordo com as manifestações clínicas e laboratoriais, que vão de um grau de anemia leve, até a forma grave da doença, conhecida como Talassemia Beta Maior, que pode provocar anemia intensa e necessidade de transfusões de sangue de forma regular. Além de aumento do baço e do fígado, alterações ósseas, atraso no desenvolvimento e no crescimento.

Como as transfusões provocam o acúmulo de ferro no organismo, pode ser necessária a administração de medicamentos para retirar o excesso do ferro do organismo. E ainda a realização anual, a partir dos 7 anos de idade, de ressonância magnética para medir essa sobrecarga do ferro.

Para todas as formas da doença é importante o acompanhamento médico. O transplante de medula óssea está disponível no SUS.

O Ministério da Saúde vem assessorando tecnicamente os municípios e estados na implementação de ações para os pacientes com a doença, a promoção do acesso igualitário, qualidade no atendimento, ações de educação permanente, suporte transfusional de qualidade, fomento à pesquisa e inclusão dos avanços tecnológicos para tratamento no âmbito do sus, e ainda reforçando o compromisso com os pacientes e seus familiares.

show more

Share/Embed