Novembro Azul | Entrevista com o urologista Leonardo Teixeira
Jornal A Voz da Serra Jornal A Voz da Serra
21.6K subscribers
238 views
12

 Published On Nov 13, 2020

Prevenção é primordial no combate ao câncer de próstata

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a partir dos 50 anos de idade, a população masculina, em geral, deve fazer o exame de próstata. E bem antes, já aos 45, os indivíduos que integram grupos de risco, como afrodescendentes, indígenas, orientais, e os que têm histórico familiar do câncer de próstata, também.

Para falar do assunto, entrevistamos o urologista Leonardo Teixeira, cuja especialidade abrange as doenças dos aparelhos urológico e genital, além das doenças nos rins, bexiga, uretra, entre outras. Ele explica que para todas essas doenças é fundamental a profilaxia e para a detecção precoce do câncer de próstata é indispensável fazer exames anuais — de toque e de PSA (antígenos específicos da próstata, realizado através da coleta de sangue, em laboratório)

“Os homens ainda resistem em fazer o exame de toque, há muito preconceito, embora seja possível perceber que esse tipo de comportamento vem diminuindo, ano a ano. Antigamente a negação era maior, mas é preciso haver mais conscientização sobre o nível de mortalidade desse câncer. Precisamos reduzir os casos no país”, enfatizou o médico.

Leia a reportagem completa em nosso site:

www.avozdaserra.com.br

Siga o JORNAL A VOZ DA SERRA também nas redes sociais:

Facebook | @avozdaserra
Instagram | @jornal_avozdaserra

show more

Share/Embed