OEP | Iniciação Científica (PIBIC): Maria Luiza Balaroti
Public Space Observatory Public Space Observatory
234 subscribers
18 views
1

 Published On Premiered Oct 31, 2022

Apresentação SIEPE 2022: O universo físico, simbólico, sensorial e social dos espaços públicos: análise dos elementos físicos para o Guia Paisagístico dos Espaços Públicos de Curitiba.

Discente: Maria Luiza Balaroti

Orientador: Prof. Dr. Alessandro Filla Rosaneli

Link para o Site do Guia Paisagístico dos Espaços Públicos: https://www.observatoriodoespacopubli...

Os espaços públicos da região central da cidade de Curitiba são amplamente utilizados pelos habitantes da capital paranaense e bastante visitados por turistas. Apresentam-se como espaços historicamente ricos, carregados de aspectos físicos a serem explorados e sensoriais a serem despertados. Entretanto, percebe-se uma falta de conteúdos relevantes, confiáveis e acessíveis à população geral sobre esses espaços públicos. Foi diante do objetivo de apreender as especificidades da paisagem urbana pela investigação da materialidade presente no espaço público, a fim de captar aspectos formais, funcionais, simbólicos e sociais que emanam deste domínio comum, e tornar o conhecimento produzido o mais acessível possível para a sociedade em geral, que a parte sensorial do “Guia Paisagístico dos Espaços Públicos” foi elaborado na presente pesquisa de iniciação científica, dentro do projeto “O espaço público e a esfera pública na metrópole contemporânea: estudo comparativo e transdisciplinar sobre o universo legal, físico, sensorial e
social das ruas latino-americanas”. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa. Primeiramente, definiu-se o Centro da cidade de Curitiba como o recorte territorial, optou-se pelas ruas e praças como tipos de espaços públicos a serem analisados e definiram-se preliminarmente os espaços pertencentes ao projeto. Em seguida, iniciaram-se os ciclos de pesquisas – cada qual referente a um espaço público – os quais foram compostos por três etapas: o aporte bibliográfico de questões sensoriais sobre o local; o levantamento de campo com roteiro predefinido; a análise e síntese dos dados levantados seguidas da construção e divulgação de diversos tipos de publicações no site do Observatório do Espaço Público. Compreendendo a paisagem enquanto experiência fenomenológica, o resultado da pesquisa sensorial englobou as análises de texturas, cores, sons, odores e sensações de sete espaços públicos de Curitiba. As sínteses dessas análises foram divulgadas em materiais gráficos e audiovisuais - incluindo um site, um folheto informativo e um podcast por espaço público - em conjunto às análises físicas e históricas realizadas por outras pesquisadoras envolvidas no projeto. Como atividade complementar ao guia, houve a colaboração com diversas atividades do Observatório do Espaço Público, no tocante a eventos, exposições, publicações e produção de material científico para a divulgação em redes e mídias sociais, que auxiliaram no exercício da compreensão das paisagens e estudo dos espaços públicos analisados.

#SIEPE2022
#espaçopúblico
#Curitiba

show more

Share/Embed