Gebelim - Aldeia Encantada
PORTUGAL 100 LIMITES PORTUGAL 100 LIMITES
184 subscribers
507 views
28

 Published On Premiered Sep 8, 2024

Bem-vindos à encantadora aldeia de Gebelim, um pequeno paraíso escondido entre colinas verdejantes, onde os sentidos se despertam e a natureza nos abraça.
A aldeia de Gebelim situa-se na orla sul da Serra de Bornes encravada entre montes. O próprio toponímico da localidade está associado à sua situação geográfica e morfológica. Segundo Pinho Leal em seu livro de 1875 Portugal Antigo e Moderno, Gebelim é uma palavra de origem árabe, resultante da palavra "Jabalain", que significa "dois montes".
O seu povoamento é de data muito antiga, remontando ao homem pré-histórico, de acordo com vestígios encontrados, que terá habitado na “Fraga dos Mouros”.
Aqui sentimos o perfume das flores silvestres que brotam vibrantes ao longo das trilhas, suas cores pulsantes contrastam com o azul do céu.
O calor humano dos moradores de Gebelim, acolhe os visitantes com sorrisos genuínos e mãos abertas. A alegria é palpável, e dá até para sentir o sabor caseiro dos pratos tradicionais repletos de ingredientes frescos e de amor."
"Imagine-se saboreando um pedaço de pão recém-assado, crocante por fora e macio por dentro, acompanhado de um delicioso queijo artesanal derretendo na boca ou então o folar tradicional feito em Gebelim. Uma explosão de sabores que conta histórias de gerações."
Venha descobrir a aldeia de Gebelim, um lugar onde os sentidos se encontram, as memórias são criadas e a natureza é a verdadeira protagonista. Entre neste mundo, onde cada momento é um presente e cada experiência, uma nova história para contar.
Aldeia de características tradicionais, Gebelim reflete a cultura serrana típica da região transmontana, com casas em pedra que contam histórias de um passado rural. As suas ruas estreitas, cuidadas pelo tempo e pela mão do homem, são um convite a passeios tranquilos, permitindo que se absorva a calma e o encanto do local.
A comunidade local mantém vivas as tradições ancestrais, sendo a agricultura e a pastorícia pilares da economia da aldeia. Os campos que a rodeiam são uma fonte de produtos típicos da região, como o azeite, o vinho e as frutas da terra.
Terra de gente forte, resiliente e genuína.
Um dos atrativos de Gebelim é a ligação com a natureza. O contacto com a natureza é uma constante na vida da aldeia, e as várias trilhas que cortam a região oferecem uma experiência autêntica de imersão no ambiente rural.
Culturalmente, a aldeia mantém as tradições como a Festa de São Bernardino, que acontece no segundo domingo de setembro e que atrai tanto os residentes quanto os turistas, promovendo um intercâmbio entre as diferentes gerações e contribuindo para a preservação do património imaterial local.
A Aldeia de Gebelim é um microcosmos que representa a essência da vida rural em Trás-os-Montes. Com a sua rica história, paisagens deslumbrantes, Gebelim é um testemunho da resiliência e da cultura de uma região que ainda guarda, com orgulho, as suas tradições. Para quem busca um destino autêntico e genuíno, longe do turbilhão das grandes cidades, Gebelim é, sem dúvida, uma parada obrigatória.
A capela de São Bernardino, datada de 1741, é hoje sede de uma importante romaria na aldeia de Gebelim.
No interior, com uma única nave, sobressai a capela-mor com talha de feição rural. A cobertura de madeira foi pintada, mostrando uma representação rara de S. Bernardino, bastante deteriorada.
Era aqui que em tampos passados se faziam exorcismos, onde padres e pessoas comuns com algum tipo de dom ou conhecimentos ancestrais, em cerimonias oficiais ou não, tiravam os maus espíritos que por vezes entravam nos corpos dos cristãos.
Os moradores mais antigos ainda contam experiências vividas nessas sessões se exorcismo, onde acorriam os “espritados”, na linguagem local, para serem libertados dos maus espíritos.
Atualmente, como referido, o ponto alto desta Aldeia é a Festa de São Bernardino de Sena, com os habitantes a seguirem em procissão da aldeia até a capela deste santo, que fica num ponto mais alto da aldeia.
Como outras tantas aldeias de Portugal, uma boa parte do seus habitantes emigrou, em busca de uma vida melhor. Muitos deles foram para o Brasil e em São Paulo criaram a Comunidade Gebelinense, que reúne muitos filhos desta terra e seus descendentes.
Se você gostou desta viagem se Inscreva no canal e apoie este projeto que tem o objetivo de mostrar todos os encantos de Portugal. Até a próxima!
#aldeiashistoricasdeportugal #visiteportugal #moraremportugal #trasosmontes #portugal

show more

Share/Embed