União dos Palmares decreta situação de emergência por conta da seca.
Aconteceu em União e Região. Aconteceu em União e Região.
3.98K subscribers
13,055 views
157

 Published On Feb 18, 2017

União dos Palmares decreta situação de emergência por conta da seca.

Começou nesta sexta-feira (17) o novo rodízio no abastecimento de água em União dos Palmares, por causa da seca. Os moradores só vão ter água em casa de 8 em 8 dias.
A dona de casa Edileuza Cândido da Silva não tem água encanada há quatro dias e levou os pratos sujos para lavar em um trecho do Rio Mundaú. "Todos os dias eu venho aqui e também lavo a roupa", conta a dona de casa.

O agricultor Antônio Jacinto mora em União dos Palmares há quase 40 anos e diz nunca ter visto uma situação como essa. "É difícil. Aqui a gente vinha lavar cavalo, dar água aos animais e o rio tinha bastante água e lugar que até cobria a gente", lembra o agricultor.
Toda a água restante faz parte do volume morto que sobrou de quando o Rio Mundaú estava cheio. Essa água é parada e suja, mas é a única solução encontrada pelos moradores para suprir as necessidades básicas.
"É um risco muito grande para a população que utiliza essa água. O problema é que ela não tem outra água para utilizar", diz o técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Mário Bispo.
No trecho onde ainda tem água corrente, a quantidade acumulada enche apenas 20% do reservatório que abastece a cidade. Para tentar aumentar a vazão, alguns trabalhadores da prefeitura fazem a limpeza de trechos onde a vegetação atrapalha a passagem da água.
Por causa do problema, já foi decretada situação de emergência e os órgãos de fiscalização se reuniram em uma força-tarefa para combater as irregularidades que dificultam ainda mais o abastecimento na cidade.
O coordenador da Defesa Civil de União dos Palmares diz que ações foram feitas no município. "Foram encontradas várias bombas nesses mananciais de proprietários captando essa água e a gente fez o primeiro levantamento. A gente vai continuar essa operação até evitar a captação dessa água", explica.
A rede distribuidora de água fez um cronograma e começou a liberar água para os moradores por meio de um rodízio. "Formamos cinco blocos de dois dias, então pra cada bairro, dois dias vão ter água tratada na sua residência", diz o diretor do Saae, Wellington Ferreira.
Como a mata ciliar ao redor do rio quase não existe mais, a Secretaria do Meio Ambiente vai começar uma campanha para conscientizar os moradores a preservarem o rio. "A água é da União, a água é de todos, a água é nossa. E a gente tem que conscientizar esse pessoal para que eles percebam que a água é fundamental", conta o secretário do meio ambiente, Afrânio Mendonça.
Fonte: Gazeta Web
ACONTECEU EM UNIÃO E REGIÃO.

show more

Share/Embed