Estúdio do Morro - Série Espaços Compartilhados
Espaço Húmus Espaço Húmus
3.6K subscribers
1,553 views
26

 Published On Nov 24, 2014

No coração do morro, ruas que milagrosamente parecem feitas para pessoas e não para carros, ladeadas por árvores, ao fundo o pio dos pássaros. A casa grande, de muitos andares, espia para fora do muro. O Estúdio do Morro se revela um espaço de sinergia, que sintoniza com o ambiente de entrelaçamentos e relações que é o Morro do Querosene.

O idealizador Roni Hirsch encantou-se quando encontrou a casa nas alamedas curvilíneas do Morro do Querosene. Ele procurava um lugar pleno de possibilidades, com o ideal de que ele fosse um espaço para criação e liberdade. Pessoas com todos os tipos de trabalho poderiam compartilhar o lugar. Coworking é uma palavra que ajuda, mas que não define tudo. Quando se entra no Estúdio do Morro, vê-se que lá as pessoas não só trabalham, mas somam.

Pelas salas da casa que parece moldada por sonhadores, espalham-se os mais diversos grupos. Tem uma galera afiada que desenha, educadores, designers, músicos que fazem som com o corpo. Isso sem falar dos passarinhos em flutuantes poleiros, do louva-deus miúdo na garrafa de água, e das aulas de yoga que aliviam os músculos.

Foi decisão também do Roni que o Estúdio do Morro não fosse apenas mais um espaço que ocupa o Morro do Querosene, importante ponto de cultura e resistência na região do Butantã, São Paulo. Nesse desejo de integração, o Estúdio do Morro se aproximou da comunidade e do movimento iniciado pelos moradores e artistas do morro, que luta pela preservação do Parque da Fonte, um terreno com três fontes de água mineral em um terreno íngreme, ali ao lado. Acaba que o clima é então de uma cidade de interior: as pessoas se conhecem, se envolvem nos mesmos projetos e lutam para preservar a beleza desse recanto na balbúrdia paulistana.

O conceito de trabalho hoje é cada vez mais mutante; pode ser sim ter um escritório com vista para a copa das árvores, pode sim haver uma pausa para yoga, pode sim ser no coração de um morro. Pode sim ser lugar de divertir e de se entrelaçar.

--

Veja os outros vídeos da Série Espaços Compartilhados: http://espacohumus.com/serie-espacos-...

--

Conheça mais:

Estúdio do Morro: http://estudiodomorro.com.br/

Parque da Fonte:    / parquedafonte  

--

CRÉDITOS

Realização: Espaço Húmus
Direção, câmera e edição: Bruno Vaks
Imagens da festa: Bruna Toledo
Produção: Bianca Oliveira e Cecília Garcia
Trilha: Barbatuques
Fotos: Roni Hirsch

show more

Share/Embed