Como se forma uma Distorção Cognitiva ?
Clínica Higashi Clínica Higashi
201K subscribers
5,652 views
379

 Published On Feb 21, 2022

Neste video Dr. Rafael Higashi, mestre em medicina, neurologista e nutrólogo da Clínica Higashi explica sobre como se formam as distorções cognitivas.

Compreender o que são as distorções cognitivas é de fundamental importância, porque elas podem ser a causa do sofrimento para o próprio indivíduo, sua família e para a sociedade como um todo. Distorções cognitivas sãs crenças equivocadas, relacionada ao entendimento sobre ela mesma, sobre o mundo, sobre outras pessoas e o futuro, e por um mecanismo de auto -reforço automático destas crenças, elas podem se tornar tão intensas a ponto de gerar, em pessoas predispostas, doenças neuropsiquiátricas como: depressão, ansiedade, fobia e a nível de sociedade forma de pensamento de massa , fanatismo, genocídios, pobreza, guerras e etc.

Todos nós temos a tendência a formar distorções cognitivas, porque ela é a forma de pensar mais rápida, simples e primitiva do nosso cérebro tomar decisões, foi desenvolvida ao longo da nossa evolução para nossa sobrevivência em tempos de “fight or flight “, luta ou fuga, um bom exemplo é o comportamento de manada, expressão derivada do comportamento animal de fuga coletiva, se a maioria esta correndo para um lado devo correr também, para evitar o perigo. Esta forma de forma de pensar pode ser útil em determinadas situações mas também pode ser prejudicial pela formação das distorções cognitiva.

Há mais de 2.000 anos dentro da filosofia grega, romana e oriental , correntes filosóficas buscavam compreender o pensamento para viver melhor. Um famoso filósofo estoico romano Marco Aurélio Antonino , imperador romano entre 161 até 180 d.c, escreveu em um diário : “Se alguma coisa externa lhe causa angústia, não é a coisa em si que o perturba, mas seu julgamento a respeito. E isso você tem o poder de eliminar agora” . A filosofia estoica, por exemplo, é a base do que hoje é uma das terapias não medicamentosas mais validados em termos científicos , a Terapia Cognitivo-Comportamental, que é a terapia que estuda a cognição individual para compreender as emoções, o comportamento e as respostas fisiológicas, ou seja, compreender as distorções cognitivas para posterior equilíbrio emocional e comportamento funcional.

Mais informações sobre neurologia e comportamento : www.estimulacaoneurologicaa.com.br / www.clinicahigashi.com.br

show more

Share/Embed