TCC II - UMA ABORDAGEM DE INTEGRAÇÃO SEMÂNTICA PARA O OBSERVATÓRIO DE DADOS ABERTOS DO SERTÃO DE CRT
Sistemas de Informação - UFC Crateús Sistemas de Informação - UFC Crateús
95 subscribers
30 views
3

 Published On Streamed live on Jul 11, 2024

O acesso à informação é um direito fundamental e a transparência governamental é um elemento essencial para garantir a participação cidadã na gestão pública. A Lei de Acesso à Informação do Brasil garante o direito constitucional ao acesso à informação, onde a disponibilização de informações por meio de dados abertos é um requisito para o cumprimento desta legislação. Na região oeste do estado do Ceará há o Observatório de Dados Abertos do Sertão dos Crateús, uma iniciativa em desenvolvimento na Universidade Federal do Ceará, que visa aumentar a transparência e o controle social dos dados públicos das cidades que compõem a região. No entanto, os dados fornecidos pelas fontes utilizadas no Observatório estão estruturados de forma heterogênea, dificultando a sua compreensão e reutilização. Portanto, a criação de uma estrutura unificada que facilite a interpretação e reutilização dos dados é o objetivo principal desta pesquisa. Para atingir este objetivo, foi implementada uma metodologia para integrar os dados heterogêneos do Observatório, através da Web Semântica, em que a expansão de ontologias, a coleta e tratamento de dados, o mapeamento para a ontologia expandida e a integração e correlação de dados foram componentes da abordagem. Os dados utilizados nesta pesquisa, são de bases de dados distintas e externas utilizadas pelo Observatório, referentes aos casos do COVID-19 e de índices de mortalidade de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10).
Para além da integração das informações, esta pesquisa buscou verificar a
correlação dos casos COVID-19 com os índices de mortalidades registradas no ano de 2020 por outras doenças respiratórias. Após a aplicação da metodologia e a integração das informações, a análise estatística, por meio do coeficiente de
correlação de Pearson, revelou uma correlação muito fraca entre o número de
casos de COVID-19 e a mortalidade por outras doenças respiratórias nos cenários analisados. Com os resultados obtidos, conclui-se que a integração semântica de dados, por meio da metodologia utilizada, é viável e pode promover maior transparência das informações públicas e revelar a correlação de dados integrados em outros Observatórios de Dados Abertos.
Palavras-chave: Dados governamentais abertos. Observatório de dados abertos.
Web Semântica. Integração Semântica. Integração de dados.

show more

Share/Embed