Reggae Root's, em São Luís, se dança agarradinho
Coisas do Maranhão Coisas do Maranhão
2.52K subscribers
57,157 views
619

 Published On Jan 7, 2020

Conhecida como a “Jamaica Brasileira”, a capital maranhense ganhou este título ainda na década de 1980 quando o ritmo já havia se disseminado por todos os cantos da cidade e se tornando uma febre entre a população.

A história do reggae com São Luís começa na década de 1970. As explicações para a chegada do ritmo no Maranhão são muitas, mas talvez a tese mais conhecida seja a de que marinheiros que chegavam ao porto de São Luís e de Cururupu (na baixada maranhense) deixavam discos trazidos da Jamaica nas zonas de prostituição para pagar pelos serviços.

Em pouco tempo, o reggae já havia se difundido pela periferia da cidade e passou a conquistar adeptos pelo centro. A identificação com o ritmo foi tão forte que em pouco tempo o reggae se tornou a principal opção de lazer de São Luís através das famosas radiolas.

Isso se enraizou de uma forma tão precisa aqui em São Luís que houve um tempo em que os proprietários de radiolas tiveram que viajar para buscar discos na Jamaica. Eles se tornaram verdadeiros expedicionários do reggae.

Na Jamaica havia o hábito de riscar ou raspar o nome dos cantores e das gravadoras dos discos. O reggae chega a São Luís também com essa prática. Os donos das radiolas iam para a Jamaica comprar os discos e raspavam os selos. Então aquela música se tornava uma exclusividade daquela radiola.

Na prática, a radiola é um equipamento que é rádio e vitrola. No Maranhão, com a disseminação do reggae, foram acopladas caixas de som ao equipamento com o intuito de aumentar sua potência para que o som pudesse ser ouvido em todos os cantos da cidade. Esses equipamentos ganharam tanta notoriedade que passou a existir uma disputa para quem possuía o melhor deles e tinha a maior variedade de músicas exclusivas para tocar.

Assim como na Jamaica, o reggae em São Luís ganhou fama na periferia para depois chegar ao centro e nas praias da cidade. Diz-se que o reggae expressa as angustias, sofrimentos e alegrias do povo. Na Jamaica, a música também tem um conteúdo espiritual muito forte do rastafarianismo. Foi um ritmo criado nas periferias jamaicanas por uma juventude que encontrou na música um caminho de saída da marginalidade.

Oficialmente, São Luís é conhecida como a “Atenas brasileira”. Quando recebeu a nomenclatura extraoficial de “Jamaica brasileira”, o título não agradou boa parte dos intelectuais da cidade.

show more

Share/Embed