TUDO sobre Lesão do Ligamento Cruzado Posterior | Simplificando Ortopedia
Robert Wagner Robert Wagner
48.7K subscribers
16,311 views
744

 Published On Jan 29, 2023

TUDO sobre Lesão do Ligamento Cruzado Posterior | Simplificando Ortopedia

Você já sentiu dor no joelho ao subir escadas ou jogar futebol? Você já teve dificuldade para andar ou ficar em pé por longos períodos de tempo? Esses são sinais comuns de uma lesão no ligamento cruzado posterior (LCP) do joelho. Mas o que exatamente é um LCP e como ele é lesionado? E o que pode ser feito para tratar essa lesão? Neste vídeo, falarei sobre os tipos de ligamentos cruzados do joelho, a lesão do Ligamento Cruzado Posterior, os sintomas, diagnósticos e tratamentos.

O joelho é uma articulação complexa que é composta por vários ligamentos, tendões e músculos, que trabalham juntos para mantê-lo estável e fornecer suporte durante as atividades físicas. Um dos principais ligamentos no joelho é o ligamento cruzado posterior (LCP), que é responsável por manter a estabilidade posterior do joelho. Uma lesão do Ligamento Cruzado Posterior é relativamente raras, mas podem ser muito dolorosas e limitadoras.

Existem dois tipos de ligamentos cruzados no joelho: o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento cruzado posterior (LCP). Enquanto o LCA é responsável por estabilizar o joelho na frente, o LCP é responsável por estabilizá-lo atrás. As lesões do ligamento cruzado posterior geralmente ocorrem devido a um trauma direto, como um impacto no joelho ou uma torção violenta. Outras causas comuns incluem desgaste natural e envelhecimento, artrite e outras doenças degenerativas.

Os sintomas de lesão do ligamento cruzado posterior incluem dor no joelho, inchaço, sensibilidade e dificuldade para movimentar o joelho. É importante notar que esses sintomas podem ser semelhantes a outras lesões no joelho, como a lesão do menisco ou do LCA, por isso é importante consultar um médico para um diagnóstico preciso.

O diagnóstico de lesão do ligamento cruzado posterior geralmente é feito com base em uma avaliação física e em exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Se você suspeitar de uma lesão do LCP, é importante procurar atendimento médico imediatamente para evitar danos adicionais.

O tratamento para lesão do ligamento cruzado posterior depende da gravidade da lesão e do estilo de vida do paciente. O tratamento conservador, como fisioterapia e medicamentos para dor, é geralmente recomendado para lesões menos graves. No entanto, lesões mais graves podem exigir cirurgia para reconstruir o ligamento danificado. A recuperação pós-cirúrgica pode levar meses e inclui fisioterapia para ajudar a recuperar a força e a flexibilidade do joelho.

Além dos tratamentos conservadores e de emergência, é importante que os pacientes com lesão do ligamento cruzado posterior modifiquem o estilo de vida para garantir uma recuperação completa. Isso pode incluir evitar atividades que causam dor no joelho, perder peso se estiver acima do peso, e fortalecer os músculos da perna para melhorar a estabilidade do joelho. A fisioterapia também pode ser útil para ajudar a recuperar a força e a flexibilidade dos músculos da perna.

Assista também ao meu vídeo onde falo sobre Lesão do Ligamento Cruzado Anterior:
   • LESÃO NO JOELHO | Ruptura do Ligament...  

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que te responderemos!

Neste canal abordamos assuntos relacionados à Ortopedia, desde sintomas, diagnósticos e tratamentos.

Ortopedia é a área médica que trata enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos tendões, músculos, articulações e ligamentos. Além disso, orienta pacientes com problemas de formação óssea, coluna, entre outros.

Clique para se inscrever:
https://bityli.com/GItZoX

Me siga no Instagram:
  / robertwagner594  

Agende sua consulta:
http://cotsantacruzdosul.com.br/

CRM 17506

show more

Share/Embed