DRONE NO PARQUE MARACÁ - GUAÍRA-SP [4K]
Terra, Céu e Mar Terra, Céu e Mar
21.6K subscribers
1,245 views
68

 Published On Jan 7, 2024

Lago do Parque Maracá - Prefeitura de Guaíra - SP
Já pensou conhecer um lugar dentro da cidade onde você encontra atividades esportivas, contato direto com a natureza e oportunidade de lazer? Em Guaíra, município de 40 mil habitantes, localizado ao Norte do Estado de São Paulo, o Parque Ecológico Maracá, considerado um “pulmão verde urbano”, se tornou nos últimos anos uma alternativa para quem procura tranquilidade e movimento.
Projetado na década de 80 pelo renomado paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994), autor de mais de três mil projetos de paisagismo em 20 países. Para se ter uma ideia da importância desta assinatura de Marx no projeto, apenas São Paulo, Campinas, São José dos Campos e Guaíra têm parques públicos projetados pelo paisagista.
Concebido como área de lazer e de preservação ambiental no fim dos anos 1960, o espaço ganhou status de Parque Ecológico em 1984, quando Burle Marx visitou a cidade para desenvolver o projeto. De lá para cá, sua implantação foi se dando aos poucos, seguindo ou não o projeto original, ao gosto e ritmo de cada administração.
O parque possui um lago artificial, com duas ilhas, sendo que uma oferece acesso aos visitantes e pescadores que vão tentar a sorte nos finais de tarde e garantir a refeição da família. A outra ilha, que foi construída após um longo período de estiagem que secou o leito do lago, é um dormitório para pássaros e possui árvores frutíferas que servem de alimento aos visitantes de asas.
Em toda a extensão do parque, principalmente nos finais de tarde quando o sol já está quase se pondo, a presença de pessoas praticando esportes desde a uma caminhada as manobras de skate , ou tendo contato com a natureza ou simplesmente contemplando o por do sol são atrativos que despertam em você um desejo de conhecê-lo.
Caminhando pelas trilhas de terra batida, em meio às árvores, palmeiras, frutíferas e ornamentais, é possível ainda ver patos e gansos cruzando o espelho d’água. E, são os pássaros, com seus cantos que encantam e a sombra das árvores, que fazem da turma que procura por momentos relaxantes, de contato direto com a natureza, escolher o parque para suas reflexões e meditações.
E para as famílias que querem um lugar mais tranquilo para levar seus filhos, existe a Praça professora Izabel Lelis, que é dotada de iluminação, jardinagem e um playground que é bastante frequentado por crianças. Ali, às margens do lago, os futuros cidadãos se confraternizam e já se acostumam com os encantos do Parque Ecológico Maracá.
Esportes como fonte de vida
O Parque Ecológico Maracá possui um dos complexos mais magníficos para a prática de esportes que vão desde o futebol de campo, vôlei de areia, skate, atletismo, tênis e as caminhadas, que podem ser feitas na calçada que margeia toda a extensão do logo ou interna, nas trilhas de terra batida que ficam localizadas entre árvores e palmeiras.
Recentemente, o parque recebeu um novo investimento, a quadra de futebol society, com grama sintética e iluminação. Novos investimentos públicos deverão ser realizados em breve, com a reforma e ampliação da pista de skate, com recursos obtidos junto ao Governo do Estado por meio do Selo do MIT – Município de Interesse Turístico.
A quadra de areia do parque já sediou eventos regionais nas modalidades de vôlei de areia, futebol de areia e o tradicional Guaíra Open. Agora, o espaço também é dividido com praticantes da modalidade sensação do momento, o Bet Tênis. E assim, o complexo esportivo se tornou ponto de encontro daqueles que buscam qualidade de vida por meio do esporte.
Projeto MAE
E para quem é admirador de artes, o Parque Ecológico Maracá possui o Museu Aberto de Esculturas (MAE), que atualmente conta com duas obras, de Tomie Ohtake e Gilberto Salvador. As obras que ficam localizadas em lados opostos do espelho d’água, são visitadas por moradores e turistas.
Vida noturna nas margens do Parque
E para quem pensa que ao pôr do sol, quando vem a noite, a região do Parque Ecológico Maracá se torna um local pouco frequentado, está enganado. Uma praça de alimentação que se estende em grande trecho do parque, formada por bares, restaurantes, lanchonetes e pizzaria, é frequentada por moradores e visitantes à procura de ótima gastronomia, cerveja e chopp gelados.
E duas vezes por ano, a região onde está localizado um oásis urbano recebe dois grandes eventos, o Carnaval Popular, que é realizado na própria avenida que margeia o parque e a Festa do Peão de Boiadeiro que tradicionalmente acontece em maio, mês de aniversário da cidade no recinto de exposições “Ademir Jovanini Augusto”, que faz parte do complexo.
E assim, seja nos finais de semana movimentados, a datas festivas, o Parque Maracá se torna uma referência tanto para quem procura esportes, lazer e contato direto com a natureza.
Rede hoteleira vizinha do parque

show more

Share/Embed