Henry Ford e o Desenvolvimento do Automóvel
Polimatizando Polimatizando
6.16K subscribers
167 views
13

 Published On Sep 22, 2022

Henry Ford é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do automóvel, muito embora ele não tenha sido o criador do automóvel.

A vida de Henry Ford, como inventor e empreendedor de sucesso começa após um jantar com Thomas Edison. Nesse jantar, Ford apresentou um modelo de carro com motor de combustão interna movido a gasolina. Edison se admirou grandemente daquele modelo e incentivou aquele jovem engenheiro a perseguir aquele veículo tão promissor.

Nos Estados Unidos os primeiros carros a surgir eram movidos a vapor e também a eletricidade. O primeiro carro movido a gasolina foi desenvolvido nos EUA apenas em 1893. Como aquela era a era das invenções, houve uma grande corrida de inovadores que buscavam produzir veículos baseados na combustão interna, principalmente na região de Detroit. Um deles foi Henry Ford.
Assim, estamos em 1898 e há carros movidos a inúmeros métodos de propulsão. O carro a gasolina era só mais um, mas não era nem de longe o favorito. Como, num interstício de 12 anos, isto é, já em 1910 o automóvel com motor a combustão interna se torno o padrão que persiste até os dias atuais? A resposta é Ford!

Esse vídeo é um corte de um vídeo mais completo sobre toda a situação do gás natural envolvendo a Europa e a Rússia. Abaixo segue o link para o vídeo completo.

Vídeo completo: (Carro elétrico x carro gasolina: O futuro do automóvel)
   • O Futuro do Automóvel: Carro Elétrico...  

Inscreva-se no canal:
   / @polimatizando  

Compartilhe esse vídeo:
   • Henry Ford e o Desenvolvimento do Aut...  


Em 1908, Ford revolucionou com o seu primeiro “Modelo T”. Aquele carro atendia a todas as exigências de Ford e que custava 825 dólares. Porém, Ford era obstinado e queria reduzir ainda mais os custos. Nessa busca, Ford introduziu a linha de montagem para produção em massa de automóveis. Quando ele finalmente conseguiu implementar tudo isso, ele conseguia produzir um Modelo T a cada 93 minutos e os preços chegaram a incríveis 260 dólares.

O mérito de Ford foi tornar possível a qualquer um que “ganhasse um bom salário” poder adquirir um carro, fazendo o que era um bem de luxo, em um produto de mercado de massa. Claro que nem tudo era perfeito. O próprio Ford declarou sobre seu modelo de produção:
“Você pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto".
Isso indicava as limitações do Fordismo, mas não importava naquele momento. Ford conseguiu não apenas ditar os rumos da indústria automobilística por mais de um século, transformou um bem de luxo em algo mais acessível ao público em geral e de quebra, conseguiu dar um fôlego a indústria do petróleo que agonizava por perder espaço para a eletricidade no ramo da iluminação pública.

show more

Share/Embed