Integração metabólica durante o jejum: fígado, músculos, tecido adiposo e mais!
Metabolismo - Dr. Marcos Roberto de Oliveira Metabolismo - Dr. Marcos Roberto de Oliveira
1.79K subscribers
2,247 views
128

 Published On Feb 23, 2023

Oi!
Neste vídeo, falo sobre integração metabólica durante o jejum focando, principalmente, no fígado, nos músculos e no tecido adiposo.
O fígado, que é o principal mantenedor da glicemia ao longo de estados catabólicos diversos, depende de aminoácidos (oriundos dos músculos) e de ácidos graxos (derivados do tecido adiposo) para produzir ATP durante o jejum. Desta forma, consegue manter vias energeticamente caras, como a gliconeogênese e o ciclo da ureia por longos períodos de tempo. Além disso, como são observadas expressão gênica e produção de enzimas intensas no jejum (lembre-se das enzimas induzíveis necessárias às vias metabólicas importantes nesta circunstância) são necessários tanto ATP quanto GTP para a síntese de RNA mensageiro e de proteínas.
Ácidos graxos oxidados pelos hepatócitos também servem como fonte de matéria-prima para a cetogênese, ou seja, para a síntese de corpos cetônicos, que é estimulada ao longo do jejum.
A cetogênese tem impacto na manutenção do estado energético do organismo como um todo, conforme poderá ver neste vídeo.
Espero ter ajudado em seus estudos!
Até mais!
Prof. Dr. Marcos Roberto de Oliveira

#metabolismo #jejum #figado #integraçãometabólica
=============================================================
Referências
1) Marks' Basic Medical Biochemistry: A Clinical Approach (English Edition) 5th Edition, por Michael Lieberman e Alisa Peet, 2017 (há versão mais atual)
2) Princípios de Bioquímica de Lehninger, 8ª Edição, por David L. Nelson e Michael M. Cox
3) Seu Metabolismo É Incrível: E É Fácil Compreender como Funciona, de Prof. Dr. Marcos Roberto de Oliveira, 2023: https://www.almedina.com.br/produto/s...

show more

Share/Embed