Caminhos da Reportagem | Nosso patrimônio, nossa identidade
TV Brasil TV Brasil
2.29M subscribers
82,550 views
1.2K

 Published On Oct 30, 2017

Nas ruas de pedra de Ouro Preto, nas fachadas coloridas do Pelourinho, em igrejas e também em terreiros, no batuque do samba, no ofício dos sineiros de Minas Gerais e das baianas de Acarajé, há muita história. História que cabe ao Estado preservar. O Caminhos da Reportagem percorreu algumas cidades brasileiras para registrar exemplos de monumentos, tradições, culturas e saberes preservados e salvaguardados no Brasil.
A preocupação em preservar o patrimônio histórico e artístico é recente. Há 80 anos, era criado o Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com o objetivo de manter o patrimônio material de pé e conservar tradições e folguedos que passaram de geração para geração. A cidade de Ouro Preto está entre os primeiros tombamentos. A antiga capital da província de Minas Gerais se tornou também a primeira cidade no Brasil a ganhar o título de patrimônio cultural da humanidade, concedido pela Unesco em 1980.
A política de preservação do patrimônio brasileiro mudou com o passar do tempo. Se nos primeiros anos, o foco estava em casarões antigos, monumentos ou templos religiosos, a partir do ano 2000 as atividades culturais passaram a ser valorizadas. Hoje, modos de fazer, maneiras de celebrar e ofícios tradicionais estão entre as preocupações de quem lida com patrimônio. São exemplos de bens culturais de natureza imaterial o Círio de Nazaré, em Belém; as bonecas Ritxókó, dos índios Karajás de Tocantins; o jongo do Sudeste; o frevo e a capoeira.
Nossa equipe de reportagem esteve em Minas Gerais para mostrar obras de recuperação do patrimônio, como a Catedral Basílica da Sé, Mariana, cujo processo de restauração vem desde janeiro de 2016, com investimento do governo federal. Visitamos também, em Ouro Preto, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, que está com rachaduras, necessita de uma restauração e é considerada uma obra emergencial. Mas sofre com a falta de recursos: boa parte do orçamento do Iphan está atualmente contingenciado.
Desembarcamos ainda em Salvador. O centro histórico da capital baiana é patrimônio da humanidade pela Unesco desde 1985. Uma das igrejas mais conhecidas da cidade, a de São Francisco de Assis, aguarda a sua vez para passar por uma restauração. Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador, diz que a igreja não tem como arcar com os gastos de uma restauração sozinha. Também na região, conhecemos a Casa de Oxumaré, um dos nove terreiros tombados no país. Para ser tombado, em 2013, o terreiro teve que levantar a própria história. E, ainda na Bahia, nossa equipe mostra um bem imaterial que é a cara do povo baiano: o ofício das baianas de Acarajé, uma tradição que passa de geração para geração.
O programa mostra também as obras do Iphan que revitalizaram a cidade de Goiás; os desafios da conservação de Brasília, a capital que é patrimônio cultural da humanidade; o conflito entre a preservação do patrimônio e o interesse de particulares na valorizada Avenida Paulista, em São Paulo; a história do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro; o samba como patrimônio imaterial; a fabricação artesanal das panelas de barro de Goiabeiras, no Espírito Santo; a tradição do Bumba Meu Boi e do Tambor de Crioula, no Maranhão.


Reportagem: Carina Dourado e Carlos Molinari
Imagens: André Rodrigo Pacheco, Denilson Mota, Fred Oliveira, Rogério Verçoza, Sigmar Gonçalves
Auxílio técnico: Edivan Viana
Produção: Mariana Fabre
Edição de texto: Flávia Lima
Edição de imagem: André Eustáquio e Richard Pereira
Finalização: André Eustáquio
Arte: Julia Costa
APOIO
Bahia: Ajurimar Sales
Brasília: Anna Karina de Carvalho, Beatriz Abreu, Márcio Andrade e Wesley Cerqueira Braga
Espírito Santo: Bruno Faustino e Marcos Nascimento
Maranhão: Alberto Pantoja, Geylson Paiva, Heliod Prazeres, Héveny Araújo, Joluy Pinto, Junior Barreto, Leda Nascimento, Luanda Belo, Lúcia Helena Da Motta, Nerivan Ramos e Ricardo Balata
Rio de Janeiro: Alessandra Lago, João Victal e Rafael Casé
São Paulo: Caio Araújo, João Marcos Barboza e Paula Abritta

http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhos-d...

show more

Share/Embed