A HISTÓRIA DO CRAQUE "JORGE MENDONÇA", DA GLÓRIA NOS CAMPOS, AO ESQUECIMENTO POR TODOS.
Só Poster e Fotos de Times de Futebol Só Poster e Fotos de Times de Futebol
13.4K subscribers
4,532 views
166

 Published On Mar 18, 2024

A HISTÓRIA DO CRAQUE "JORGE MENDONÇA", DA GLÓRIA NOS CAMPOS, AO ESQUECIMENTO POR TODOS.
Jorge Pinto Mendonça, conhecido apenas por Jorge Mendonça, NASCEU EM Silva Jardim, no dia 6 de junho de 1954.

Ponta-de-lança habilidoso e finalizador, fez 411 gols em toda a sua carreira.

Fluminense de Silva Jardim. profissionalizou-se no Bangu, em 1972. Em sua estreia, em 15 de janeiro de 1972, marcou 2 gols contra o São Cristóvão, pelo Torneio Romeu Dias Pinto. Pelo clube marcou 23 gols.

No ano seguinte, seguiu para Pernambuco, onde defendeu o Náutico de 1973 até 1975, começou como "reserva de luxo" que decidia vários jogos, até se tornar um dos maiores artilheiros da história do clube e ídolo da equipe pernambucana. Sagrou-se campeão estadual em 1974, sendo artilheiro da competição com 24 gols, e também campeão de um torneio regional em 1975. Um fato curioso ocorreu durante uma partida válida pelo campeonato pernambucano de 1974, onde Jorge Mendonça foi autor dos oito gols na vitória do Náutico 8 a 0 Santo Amaro.

O brilho nos gramados pernambucanos atraiu os olhares dos dirigentes do Palmeiras, que contrataram Jorge Mendonça em 1976. Novamente, o ex-meia-atacante foi destaque, marcando 102 gols em 217 partidas (113 vitórias, 62 empates, 42 derrotas). Entre eles, o que rendeu ao time alviverde o título paulista daquele ano, no Palestra Itália, contra o XV de Piracicaba.

Depois de participar de alguns amistosos, foi convocado para disputar a Copa do Mundo de 1978 com a camisa da Seleção Brasileira. Convocado por Cláudio Coutinho, fez 6 partidas e não marcou nenhum gol na Copa, mas com seus refinados dribles e passes conseguiu colocar ninguém menos que Zico no banco de reservas. Uma história curiosa envolvendo sua participação no torneio foi justamente em sua primeira partida, contra a Espanha, na primeira fase: Coutinho lhe pediu que se preparasse para entrar no lugar de Zico ainda no início do segundo tempo, mas Mendonça somente foi entrar em jogo aos 38 minutos, já quase ao final da partida. Nas suas 11 apresentações com a camisa amarela, foram sete vitórias e quatro empates, além de dois gols marcados.

Após a competição, Jorge Mendonça voltou ao Palmeiras para terminar o ano com o vice-campeonato nacional. Telê foi o responsável por sua dispensa no clube após um jogo contra o Flamengo, no Rio, em que o meia deixou a concentração para se divertir na noite carioca. Teve uma rápida passagem pelo Vasco, onde fora contratado para preencher a ausência do ídolo Roberto Dinamite, sem alcançar muito sucesso.

Chegou ao Guarani em junho de 1980 para ocupar o lugar deixado por Renato Morungaba e se transformou num ‘fazedor de gols’ até 1982.Em 27 de março de 1981, faturou a Taça de Prata, sendo destaque ao lado de Careca. Foi o maior artilheiro em uma edição do Campeonato Paulista depois de Pelé, ao anotar 38 tentos em 1981. Neste campeonato, conseguiu um outro feito: Tornou-se o primeiro jogador a marcar gols contra os 4 grandes paulistas no mesmo ano...........

show more

Share/Embed