Carne de sol e cuscuz de milho com feijão verde | Rita Lobo | Cozinha Prática
Receitas Receitas
2.42M subscribers
159,929 views
6K

 Published On Aug 4, 2019

Rita Lobo recebe Rodrigo Oliveira e o chef ensina como fazer carne de sol e cuscuz de milho com feijão verde. Ele mostra o passo a passo de como curar uma carne e como deixar o cuscuz PERFEITO. Excelente opção para o almoço, essa é uma refeição completa e deliciosa. #NhacGNT #RitaLobo #CozinhaPrática

Ingredientes:
Para o cuscuz de milho:
2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada para cuscuz
2 xícaras (chá) de feijão-verde cozido
1 xícara (chá) de abóbora japonesa cortada em cubos de 0,5 cm
2 tomates
1 cebola roxa
½ colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada sem semente
½ colher (chá) de pimenta-de-cheiro picada
Azeite a gosto
Coentro a gosto

Para a carne de sol:
1 kg de miolo de alcatra (também é encontrado como coração de alcatra ou centro de alcatra)
3 colheres (sopa) de flor do sal (ou sal grosso)
1 colher (chá) de açúcar mascavo
Manteiga de garrafa a gosto

Modo de Preparo:
Numa tigela, coloque a farinha de milho e vá adicionando 1 xícara (chá) de água, aos poucos, mexendo com as mãos até ficar com a consistência de areia molhada. Deixe descansar por 5 minutos para hidratar.

Preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela.

Transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, delicadamente com as mãos (ou uma colher), sem compactar.

Tampe e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 20 minutos após ferver. Verifique o ponto: ao abrir a tampa, o cuscuz deve estar inflado e bem macio ao toque.

Deixe o cuscuz descansar, tampado, por 10 minutos depois de cozinhar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: descasque e pique fino a cebola.

Corte os tomates ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Lave, seque e pique fino o coentro, inclusive os talos.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Regue com ¼ de xícara (chá) de azeite, adicione a cebola e refogue por 3 minutos, até murchar bem.

Junte a abóbora picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até ficar levemente macia, mas sem desmanchar.

Acrescente as pimentas, os tomates e mexa bem por 1 minuto.
Adicione o feijão cozido ao refogado, tempere com sal e misture para aquecer.

Solte o cuscuz cozido com um garfo e junte à panela, adicione o coentro picado e misture delicadamente. Transfira para uma tigela, regue com azeite a gosto e sirva.

Para o feijão-verde:
Coloque 2 xícaras (chá) de feijão-verde numa tigela e lave bem sob água corrente. Escorra e transfira o feijão para uma panela média.

Cubra os grãos com água e leve ao fogo alto para cozinhar por cerca de 20 minutos até que estejam cozidos, mas ainda firmes, sem desmanchar.

Para a carne de sol:
Numa tigela pequena, misture o sal com o açúcar mascavo (caso esteja utilizando o sal grosso, bata no pilão para quebrar em pedaços menores).

Corte a carne em 4 pedaços grandes e seque bem com um papel toalha. Coloque os pedaços numa tigela e polvilhe com a mistura de açúcar e sal, espalhando bem com as mãos para cobrir toda a superfície.

Tampe a tigela e mantenha na geladeira por dois dias. Passado o primeiro dia, abra a tigela, escorra o líquido que tiver formado e vire os pedaços de carne. Feche novamente e volte para a geladeira.

Após o segundo dia, transfira a carne para uma assadeira e deixe descoberta na geladeira por mais 1 dia – essa etapa deixa a superfície da carne mais seca.

Passado o tempo da cura, retire a carne da geladeira e corte cada pedaço ao meio – no total você vai ter 8 porções. Nesse formato mais quadrado e alto, a carne vai ficar vermelhinha no centro.

Se preferir um bife mais fino, você pode fazer um corte ao meio de cada peça, sem chegar até o fim, como se estivesse abrindo um livro. Pressione delicadamente com a mão para nivelar.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente coloque quantos pedaços de carne couberem – não precisa colocar azeite, a carne vai ficar com uma casquinha dourada e soltar da frigideira.

Vire os pedaços com uma espátula para dourar a carne de todos os lados.

Transfira os pedaços dourados para um prato e repita com o restante. Depois que todos tiverem sido dourados, deixe os pedaços descansarem por alguns minutinhos enquanto você lava a frigideira.

Volte a frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com ¼ de xícara (chá) de manteiga de garrafa e volte quantos pedaços de carne couberem na frigideira novamente.

Com uma colher, vá regando a carne com a manteiga quente por 4 minutos até aquecer o interior e dourar a superfície.

Deixe a carne descansar novamente por 4 minutos antes de fatiar para servir.

------------------------------------

Inscreva-se no Nhac GNT: http://bit.ly/NHACGNT
::::: CONHEÇA O BOT NHAC, O ASSISTENTE VIRTUAL DO NHAC GNT ::::: https://m.me/NhacGNT

Siga o Nhac GNT nas redes sociais!
Facebook:   / nhacgnt  
Instagram:   / nhacgnt  
Twitter:   / canalgnt  
Pinterest:   / nhacgnt  
Muito Mais Receitas: http://www.nhacgnt.com.br

show more

Share/Embed