Freqüência de ressonância de um alto-falante - Como medir, para que serve e o que influencia no som
Áudio Clássico Áudio Clássico
12K subscribers
10,597 views
783

 Published On Jul 3, 2022

Link para trechos do vídeo:
- Esquema elétrico da medição 02:57
- Porque é assim que se mede 05:51
- Primeira medição (Woofer caixas Gradiente e Toshiba) 10:10
- Segunda medição (Full range caixas microsystem Aiwa) 14:56
- Terceira medição (Woofer feito sob encomenda) 18:05
- Considerações finais 21:00

Neste vídeo mostramos um método simples porém eficiente para medir a freqüência de ressonância de um alto-falante (woofer ou full range). A partir deste dado é que se calcula a caixa acústica, seja esta no formato de duto sintonizado ("Bass Reflex"), Line Array, quarto de onda ou qualquer outro (menos suspensão acústica).

Também mostra três medições sendo feitas e analisa o que o resultado da medição nos diz sobre como será o som de uma caixa montada com esses falantes.

Quando se fala em projeto de caixas acústicas, muita gente pensa na potência em primeiro lugar, e depois vai pensar na impedância.
Contudo, o mais importante para determinar se o SOM de uma caixa será bom é a FREQÜÊNCIA DE RESSONÂNCIA.

Ela vai determinar o limite dos graves, isto é, a menor freqüência de áudio que uma caixa conseguirá reproduzir. O ideal seria que uma caixa reproduzisse pelo menos 60 Hertz, mas infelizmente a maior parte dos alto-falantes atuais tem a freqüência de ressonância acima dos 80 Hz, significando que elas deixam muito a desejar em termos de graves, em favor de "falarem" mais alto, ou melhor, de "gritarem" mais alto.

show more

Share/Embed