Portugal Play - Aqueduto das Águas Livres (arcaria do vale de Alcântara)
Portugal Play Portugal Play
895 subscribers
106 views
5

 Published On May 17, 2023

"Construído entre 1731 e 1799, por determinação régia, o Aqueduto das Águas Livres constituiu um vasto sistema de captação e transporte de água, por via gravítica. Classificado como Monumento Nacional desde 1910 é considerado uma obra notável da engenharia hidráulica.
A concretização desta obra implicou o recurso às nascentes de água das Águas Livres integradas na bacia hidrográfica da serra de Sintra, na zona de Belas, a noroeste de Lisboa.
O trajecto escolhido coincidia, em linhas gerais, com o percurso do antigo aqueduto romano. A sua construção só foi possível graças a um imposto denominado Real de Água, lançado sobre bens essenciais como o azeite, o vinho e a carne.
O sistema, que resistiu ao terramoto de 1755, é composto por:
- um troço principal, de 14 km de extensão, com início na Mãe de Água Velha, em Belas, e final no reservatório da Mãe de Água das Amoreiras, em Lisboa.
- vários troços secundários destinados a transportar a água de cerca de 60 nascentes.
- cinco galerias para abastecimento de cerca de 30 chafarizes da capital.
No total, o sistema do Aqueduto das Águas Livres, dentro e fora de Lisboa, atingia cerca de 58 km de extensão em meados do século XIX, tendo as suas águas deixado de ser aproveitadas para consumo humano a partir da década de 60, do século XX.
A extraordinária arcaria do vale de Alcântara, numa extensão de 941m, é composta por 35 arcos, incluindo, entre estes, o maior arco em ogiva, em pedra, do mundo, com 65,29 m de altura e 28,86 m de largura." - in www.epal.pt

Este vídeo foi gravado no dia 13 de Maio de 2014.

Facebook:   / portugalemplay  

(veja em HD)

FICHA TÉCNICA:
imagem - Manuel Barreto.
edição - Rui Gonçalves
realização - João Carpinteiro

show more

Share/Embed