Hemangiomatose hepática: causas, sintomas e tratamento | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Prof. Dr. Luiz Carneiro Prof. Dr. Luiz Carneiro
77.5K subscribers
24,950 views
732

 Published On Jul 16, 2020

Neste vídeo, o Prof. Dr. Luiz Carneiro, Cirurgião do Aparelho Digestivo, comenta sobre a diferença entre hemangioma hepático isolado e hemangiomatose. CONFIRA!
___________________________________________________________

📅 Agende sua consulta!

Telefone: (11)3284-7958 / (11)3159-3311
Whatsapp: (11) 96461-0228
E-mail: [email protected]
___________________________________________________________

Existem dois tipos de hemangiomas, o hemangioma hepático isolado e a hemangiomatose. Continue acompanhando e conheça um pouco mais sobre esse assunto.


➡ Hemangioma hepático isolado

Esse é uma má formação vascular, ou seja, uma anormalidade que se forma dentro do fígado. Na maioria das vezes é uma lesão benigna com diversos tamanhos, podendo ter 1 mm, 5 mm ou 1 cm, e chegar até a 15 e 20 cm. E normalmente precisa apenas de acompanhamento.


➡ Hemangiomatose

Já a hemangiomatose são múltiplos hemangiomas que podem crescer e causar muito desconforto. Nesses casos, existem várias propostas de ressecções cirúrgicas, mas hoje cada dia operaram menos essas lesões.

No geral, o fígado mede 2% do peso da pessoa, mas existem casos que o fígado tem de 7 a 9 kg, sendo melhor a indicação de transplante para amenizar os sintomas e tratar essa doença.


➡ Diagnóstico e tratamento

Como dissemos acima, hemangioma é uma doença benigna 99,99% das vezes e não precisa operar. No caso da hemangiomatose, vai depender dos sintomas clínicos que acompanham esse aumento do fígado. Se ele for pequeno e não tiver sintomas, apenas devemos manter acompanhamento com o especialista.

O ideal e mais importante é fazer um exame de diagnóstico bem feito para diferenciar as lesões benignas das malignas. Isso porque existe uma entidade que chama hemangiossarcoma que é muito rara, mas tem um aspecto radiológico na ressonância ou tomografia que é bem sugestivo.

Após fazer o diagnóstico definitivo, através dos exames de imagens, é possível definir com seu médico especialista qual a melhor conduta para você. De qualquer forma, na maior parte das vezes a conduta é de observação.
___________________________________________________________

✅ Gostou desse vídeo?

✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
___________________________________________________________

✱ Siga o meu perfil nas redes sociais:

https://linktr.ee/profluizcarneiro
___________________________________________________________

➤ Veja o post completo no link:

https://profluizcarneiro.com.br/heman...
__________________________________________________

#hemangioma #hemangiomatose

show more

Share/Embed