Pontos Mo (pontos de Alarme) - Shiatsu nível 2
Thiago Nishida Thiago Nishida
196K subscribers
27,549 views
682

 Published On Jun 13, 2014

Os associados (Shu) e os de alarme (Mo) servem tanto para diagnóstico de meridianos afetados (quando sensíveis espontaneamente ou à pressão) como para tratamentos.
Segundo André M. Faubert, o método Shu-Mo está de acordo com a teoria Yin-Yang. Usam-se pontos Shu de zona Yang (região posterior do tronco); este método é indicado para os desequilíbrios internos, isto é, dos zang e Fu, e seus dependentes, por exemplo, em afecções oculares, usar B18 e F14. Na prática, podem ser tonificados ou sedados ambos os pontos simultaneamente, ou tonificar um e sedar outro, conforme os efeitos desejados.
Segundo Max Tedau, o ponto Mo sensível indica perturbação energética no meridiano correspondente, e apresenta efeito tonificante. O ponto Shu apresenta efeito sedativo. O método Shu-Mo é indicado para doenças crônicas.
Segundo Atílio Marins, o ponto Shu seda e é usado para moléstias Yang, o ponto Mo tonifica e serve para problemas Yin.
Pontos Shu-Mo tem ligações diretas com os órgãos e vísceras, relações quase que metaméricas. Representam caminhos mais curtos para atuar sobre órgãos e vísceras do que os pontos situados sobre os meridianos. São indicados em casos crônicos.
Segundo os Institutos de Medicina Tradicional Chinesa: os pontos Shu estão no dorso e os pontos Mo, na frente. Podem ser usados separadamente ou em conjunto. Quando um órgão está afetado, podem ser escolhidos o ponto Shu e o ponto Mo correspondentes. Por exemplo, para perturbações da região epigástrica, podem ser usados os pontos B21 e VC12; para doenças da bexiga, B28 e VC3.
Os pontos Shu pertencem a Yang, tratam as perturbações de órgãos e vísceras internas como os órgãos dos sentidos correspondentes, por exemplo, B18 trata as doenças oculares e B23 se indica para surdez.
Eles estão no meridiano da Bexiga, no segmento paravertebral das costas, a 1,5 cun da linha mediana. Tem ligações diretas com os órgão e vísceras. São indicados para casos crônicos.
Pelo fato de o meridiano da Bexiga ficar na parte posterior do corpo ele tem característica Yang.
Os pontos Mo pertencem a Yin, tratam desordens internas como problemas localizados superficiais. Por exemplo, F14 trata alterações do Fígado e dor no hipocôndrio, E25 indica para problemas de intestino grosso e dor abdominal.

show more

Share/Embed