Danças Gaúchas - Grupo Sarandeiros - Espetáculo Coup de Coeur
Grupo Sarandeiros Grupo Sarandeiros
8.45K subscribers
27,408 views
238

 Published On Apr 22, 2020

O trabalho artístico do Sarandeiros sempre buscou a pesquisa das tradições de todo o Brasil, e as danças da região Sul foram tema de vários espetáculos do grupo. Ao apresentar as DANÇAS GAÚCHAS nos maiores festivais de Folclore, nacionais e internacionais há mais de 20 anos, o Sarandeiros ajudou a revelar ao mundo a imensa diversidade cultural do país, diferente dos já conhecidos ritmos do Samba, e mais recentemente, das danças do Boi Bumbá e dos ritmos nordestinos.
A cultura gaúcha pode ser singular nos costumes e nas danças tradicionais, de origem notadamente européia, mas possui a mesma alegria e o mesmo sentimento festeiro, comum a todos os brasileiros e brasileiras.
No espetáculo DANÇA BRASIL, em 2003, o romantismo das danças existentes no Rio Grande do Sul foi coreografado a partir de pesquisas de movimentos com grupos tradicionais gaúchos e estudos bibliográficos, especialmente tetirados do “Manual de Danças Gaúchas”, de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa, escrito em 1952. Neste livro histórico, os autores descreveram coreografias e passos, recolheram letras e partituras das músicas, em um maravilhoso trabalho de resgate e divulgação do tradicional folclore gaúcho, que ajudou na criação da construção sólida de uma identidade gauchesca, também expressa através das danças regionais.
Neste vídeo, o Sarandeiros apresenta inicialmente o Chamamé, de inspiração livre, e as coreografias inspiradas nas danças tradicionais: Balaio, Chimarrita e Tatu
Viva a cultura gauchesca tchê!

Espetáculo "Coup de Coeur". Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de BH 2015.
Coreografia: Grupo Sarandeiros
Música: Chamamé – Composição: Chico Lobo
Balaio / Chimarrita / Tatu (com volta no meio) - Barbosa Lessa e Paixão Côrtes

show more

Share/Embed