Tombos, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Naeco Naeco
6.7K subscribers
3,180 views
185

 Published On Mar 11, 2024

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Tombos, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Vamos postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.
O município de Tombos pertence a Zona da Mata de Minas Gerais, está a 360km da capital Belo Horizonte e o acesso a cidade é feito pela MG 111.
O primeiro a se fixar em terras que hoje pertencem ao município de Tombos foi o Coronel Maximiano José Pereira de Souza que chegou com sua família, escravos e amigos, ocupando terras montanhosas de matas virgens, habitadas ainda por Povos Originários da tribo Puris-Coroados. O local escolhido para iniciar o povoado era próximo a três cachoeiras que se juntavam em uma só queda na qual dera o nome de “Tombos”.
Outros imigrantes, espanhóis, portugueses, alemães e italianos, atraídos pela beleza natural e fertilidade das terras foram se apossando de terras consolidando assim o povoado de Tombos.
Em 1949 o coronel Maximiano doo terras para a construção da capela de Nossa Senhora da Conceição e o povoado começou a ser conhecido por Nossa Senhora da Conceição de Tombos.
Em 1878 se elevou a distrito de Carangola com o nome de Tombos de Carangola.
A Estrada de Ferro Leopoldina inaugurou a estação de Tombos de Carangola em 1886 dando um novo ritmo ao desenvolvimento do então distrito de Tombos de Carangola que em 7 de setembro de 1923 se desmembrou de Carangola para se elevar a município com o nome de Tombos.
Hoje, fevereiro de 2024, o município de Tombos conta com uma população se aproximando de 9.000 habitantes, com um domínio territorial de 285,124 Km², em altitude de 278m e é banhado pelo rio Carangola que pertence a Bacia do Rio Paraíba do Sul.
Os municípios que fazem divisa com o município de Tombos são: Faria Lemos, estado do Rio de Janeiro, Antônio Prado de Minas, Eugenópolis e Pedra Dourada.
A base da economia de Tombos é a agropecuária, comércio, indústria e prestação de serviços.
O município tem reservas de caulim, feldspato e mica.
Os pontos de turismo mais visitados em Tombos são as cachoeiras Emílio Soares, cachoeira e Balneário do Grilo e Pedra Santa, Usina Hidrelétrica de Tombos, pescaria no Rio Carangola e seus afluentes, Praças, Arquivo Geográfico e Museu Municipal da Cidade.
A cidade tem um patrimônio chamado Tombense Futebol Clube, fundado pelo Coronel Martins Quintão em 1914 que tem feito além das boas campanhas em campeonatos ajudam a divulgar a cidade e também reforçam a economia do município.
As festas populares e comemorações religiosas da cidade são sempre muito concorridas atraindo visitantes de todas as partes do Brasil para seus shows, feiras e barraquinhas de artesanatos e comidas típicas.
Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos, sua pousada, restaurante ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.


Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
   / @naeco  

Produção: Revista Digital Naeco
https://www.naeco.com.br
Música: Livre
Autor: Humberto Furtado
Contato: (31) 9 9899-9279 (WhatsApp)
mail: [email protected]

show more

Share/Embed