Cabocla Luzia (Poema) Frank Lemos/Komati Ariú - Línguas Ketsekrá y Tupi Antigo
Frank Lemos Tarairiú Otxukayone Frank Lemos Tarairiú Otxukayone
455 subscribers
228 views
18

 Published On Jun 9, 2021

Poema e música compostos inspirados no relato a seguir.

A Cabocla Luzia foi sincretizada como Santa Luzia no bairro onde nasci, Felipe Camarão, o bairro anteriormente tinha o nome de Peixe-boi, pela forte presença deste mamífero nos mangues locais.

Luzia (07/07/1800) encoberta por muitas fitas coloridas que os devotos ali prenderam. A inscrição lembra o nome da cabocla e sua remota data de falecimento: 7 de julho de 1800
Mas o fato trágico não seria apagado pela história nem pelo descaso do tempo. Sua lembrança foi deixando marcas no bairro da capital potiguar. Uma duna próxima ganhou o nome de Morro da Cabocla, alusão à índia. Este nome ainda é conhecido por lá.Santa Cruz da Cabocla .

Ulisses Passarelli conta que durante uma forte seca no início do século XIX, uma índia com seus dois curumins, fugindo da aridez do interior, caminhava rumo ao litoral. Não suportou a peleja contra a natureza e pereceu de fome, sede e sabe-se mais o quê... Debaixo de um cajueiro foi encontrada morta com seus dois filhos.

Este acontecimento triste ocorreu no lugar chamado Peixe-boi, naquele tempo muito afastado da cidade do Natal, com parcas casinhas esparsas no matagal. É o atual Bairro Felipe Camarão.

show more

Share/Embed