COMO EVITAR QUE A CABEÇA DO BEBÊ FIQUE ACHATADA | MACETES DE MÃE
Macetes de Mãe Macetes de Mãe
1.84M subscribers
212,722 views
15K

 Published On Sep 9, 2019

O vídeo de hoje foi sugestão da querida Fabiana Barzagli. Ela pediu para eu falar sobre crianças com cabecinha amassada: por que isso ocorre e como evitar o problema.

Conheça meu livro: “Grávida e Prática - Um guia sem rodeios para a mãe de primeira viagem”! Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Para mais detalhes, assista ao vídeo sobre ele: http://bit.ly/gravidaepraticaolivro

Bom, a “cabecinha amassada”, como ela citou, chama-se na verdade assimetria craniana ou braquicefalia posicional e agora vou explicar tudo a respeito.

1) O QUE É ASSIMETRIA CRANIANA?
É uma mudança na estrutura e formato do crânio. Ou seja, uma parte da cabeça fica mais achatada que outra.

2) CAUSAS
- Alterações de origem posicional:
As alterações de origem posicional acontecem devido a alguns fatores: posição que o bebê fica dentro do útero na mãe, por complicações durante o parto, em casos de gestação múltipla ou por hábito de serem colocados sempre na mesma posição para dormir ou na hora de mamar. Dentre as alterações de origem posicional temos a plagiocefalia e a braquicefalia.

Plagiocefalia: A parte de trás da cabeça fica chata apenas de um lado, causando uma assimetria.
Braquiocefalia: neste caso a parte de trás da cabeça fica totalmente chata. Fazendo com que a cabeça fique mais pontuda no topo em cima.

- Cranioestenoses:
Já as cranioestenoses são causadas pela fusão prematura de uma ou mais suturas cranianas e dentre os tipos diferentes de cranioestenoses temos a braquicefalia anterior, a escafocefalia, a plagiocefalia anterior e a plagiocefalia posterior (sendo que, de todas essas, a mais comum é a escafocefalia). Esses tipos de casos são mais difíceis de serem resolvidos e, muitas vezes, necessitam de cirurgia, por isso que é tão importante o diagnóstico precoce, feito sempre por um médico, e por isso também que, nesse vídeo, vamos nos ater às alterações de origem posicional, mais comuns e para as quais eu posso dar algumas dicas que irão ajudar na melhora dos sintomas.

3) POR QUE A ASSIMETRIA CRANIANA DE ORIGEM POSICIONAL ACONTECE
A cabeça do bebê é formada por ossos maleáveis e capazes de serem moldados quando constantemente pressionados no mesmo local em uma superfície mais firme como colchão, por exemplo. Nos primeiros meses os bebês ficam longos períodos deitados seja em berços, carrinhos, moisés ou bebê conforto e, além disso, na cadeirinha de carro. E por falar em ossos maleáveis, convido vocês a assistirem ao vídeo no qual eu falo sobre moleira, ou fontanela, que é o nome científico, pois aqui explica um pouco melhor essa questão da formação dos ossos do crânio do bebê.    • MOLEIRA DE BEBÊ: TIRE SUAS DÚVIDAS SO...  

4) O QUE FAZER QUANDO PERCEBER UMA MUDANÇA NO FORMATO DA CABEÇA DO BEBÊ
O primeiro passo é procurar seu pediatra. E, se necessário, em seguida, ir em profissionais especializados em assimetrias para que seja feita uma avaliação do crânio através de medidas, realização de escaneamento a laser ou em poucos casos, tomografia. Lembrando que, caso a origem da assimetria seja uma Cranioestenose, quanto antes o diagnóstico for feito, melhor, pois pode haver a necessidade de cirurgia. Ainda, que fique claro que: ninguém tem o crânio totalmente simétrico! Porém há uma variação de medidas consideradas aceitáveis para cada idade da criança.

5) O QUE FAZER PARA EVITAR A ASSIMETRIA CRANIANA DE ORIGEM POSICIONAL
- Sempre mudar de posição a cabeça do bebê;
- Trocar de lugar brinquedos no berço para estimular que ele vire a cabeça para outro lado;
- Realizar por alguns minutos diariamente o “tummy time” ou tempo de barriga;

6) COMO CORRIGIR O PROBLEMA
- Reposicionamento frequente;
- Fisioterapia;
- Uso de próteses cranianas (capacetinhos) para a correção adequada;
- Cirurgia (casos mais raros e citados acima);

Para receber aviso de vídeos novos, ative o alerta de notificações (clicando no sininho). Confira outros vídeos que você irá curtir:

MOLEIRA DE BEBÊ: TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO
   • MOLEIRA DE BEBÊ: TIRE SUAS DÚVIDAS SO...  

10 DICAS PARA TE AJUDAR NOS TRÊS PRIMEIROS MESES DO BEBÊ
   • 10 DICAS PARA TE AJUDAR NOS TRÊS PRIM...  

POSTECTOMIA OU CIRURGIA DE FIMOSE: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
   • POSTECTOMIA OU CIRURGIA DE FIMOSE: TU...  

www.macetesdemae.com
facebook.com/macetesdemae
instagram.com/macetesdemae
twitter.com/macetesdemae
pinterest.com/macetesdemae

Produção:
http://www.laranjaazul.com.br

Maquiagem:
@nanyferreiramakeup

Music by Epidemic Sound (http://www.epidemicsound.com)
Footage by Videoblocks (https://www.videoblocks.com) and Envato Elements (https://elements.envato.com/curated)

show more

Share/Embed