NELSON GONÇALVES - PROPOSTA
Jorge De Lima Jorge De Lima
4.37K subscribers
225 views
11

 Published On Apr 3, 2021

NELSON GONÇALVES
(Antônio Gonçalves Sobral)
*21/6/1919-Santana do Livramento-RS

+18/4/1998-Rio de Janeiro

Seus pais eram portugueses logo após seu nascimento, transferiram-se para São Paulo, passando a residir no bairro do Brás. Com a ajuda de Benedito Lacerda gravou seu primeiro disco pela antiga Gravadora RCA Victor, em 1941, registrando o samba "Sinto-me Bem", de Ataulfo Alves. Durante toda a sua carreira, foi contratado com exclusividade da antiga Gravadora RCA Victor, onde gravou cerca de 120 LPs e 20 CDs. Vendeu cerca de 50 milhões de discos e recebeu 15 discos de platina e 41 de ouro.
Nelson Gonçalves considerado o maior intérprete do Brasil, dono de uma voz única, Nelson Gonçalves vendeu mais de 80 milhões de discos e conquistou o título de " O Rei do Rádio" nos anos 40. Antônio Gonçalves Sobral foi seu nome de registro, depois alterado em cartório pelo artista: "Ele decidiu mudar para Antônio Nelson Gonçalves". Nascido em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, mudou-se para São Paulo ainda criança. Recebeu primeiro convite para gravar a valsa "Se Eu Pudesse um Dia". Esse foi o começo de sua carreira, com a gravação do primeiro disco, em 1941 cantando o samba "Sinto-me bem", de Ataulfo Alves. Mais tarde, fechou contrato com a RCA Victor. Nelson Gonçalves é o único brasileiro a ser agraciado com o Prêmio NIPPER, ao lado de Elvis Presley, por ter permanecido durante cinco décadas na mesma gravadora fato hoje muito difícil ser superado.
Nelson Gonçalves vendeu 81 milhões de cópias; 2.740 canções gravadas em 183 disco 78 rpm, 128 LPs e 300 compactos, conquistou 38 disco de ouro e 20 de platina. Na última década de vida, foram lançados mais de 20 CDs. O último, " É Cedo", rendeu disco de ouro, por ter vendido mais de 100 mil cópias em 3 meses outro feito difícil ser quebrado.

show more

Share/Embed