PEDRA NA VESÍCULA. TAMANHO DA PEDRA NA VESÍCULA É IMPORTANTE? PRECISA OPERAR SEMPRE A VESÍCULA?
Dr. Márcio Fernandes-cirurgião de cabeça e pescoço Dr. Márcio Fernandes-cirurgião de cabeça e pescoço
332K subscribers
150,232 views
11K

 Published On Premiered Apr 18, 2022

Pedra na vesícula ou colelitíase, é uma doença muito comum, e o tamanho da pedra na vesícula é motivo de discussão por muitos que acreditam, que quanto menor a pedra no interior da vesícula biliar, menor a necessidade de cirurgia para a vesícula, e na realidade é contrário.

Não é sempre que você precisa operar a pedra na vesícula, em alguns casos específicos em que o paciente não tem sintomas de pedra na vesícula e se seu cálculo biliar tiver mais de 4 mm e menos 3 cm, esse paciente pode acompanhar a pedra na vesícula sem a necessidade de cirurgia para retirada da vesícula, chamada de colecistectomia videolaparoscópica ou a colecistectomia convencional ou aberta.

Para os pacientes portadores de colelitíase e que possuem os sintomas clássicos de pedra na vesícula, como dor na barriga em cólica, debaixo da costela, do lado direito e que vem associado a náuseas e vômitos, esses tem indicação precisa para realização da cirurgia de retirada da vesícula biliar.

Quando se fala em tamanho idela da pedra, é pelo fato de não querermos uma pedra muito pequena que possa sair de dentro da vesícula biliar e assim gerar complicações da pedra na vesícula, como é o caso da pancreatite aguda.

O maior medo dos pacientes após a cirurgia de vesícula é a possibilidade de evoluirem com diarréia após a cirurgia, mas isso ocorre em apenas 30% dos pacientes operados.


________________________________________________________________________
É importante salientar que as informações vinculadas nos vídeos tem carater educacional e em hipótese alguma não pretendem substituir a consulta médica ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Para avaliações, sempre procure um profissional habilitado.

Nossos vídeos são baseados em consenos médicos e artigos científicos.

De acordo com o Art. 8º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Medica, os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativos.

show more

Share/Embed