COMO HERIVELTO MARTINS MORREU?
COMO ELE MORREU ? COMO ELE MORREU ?
94.3K subscribers
1,847 views
155

 Published On Oct 11, 2024

Como Herivelto Martins morreu?

Herivelto Martins foi um cantor , reconhecido como um dos pilares da música popular brasileira. Ele foi o criador do Trio de Ouro, e um dos fundadores da União Brasileira de Compositores, uma associação criada para a regulamentação da profissão de compositor no Brasil. 


Herivelto de Oliveira Martins, nasceu em 30 de janeiro de 1912, na Vila de Rodeio, que hoje pertence ao município de Engenheiro Paulo de Frontin no Rio de Janeiro. Ele era filho de Félix Bueno Martins, um agente ferroviário, e de Dona Carlota, uma costureira e doceira.


Seu pai, apesar de tirar o sustento de sua família em uma profissão que não tinha nada haver com o mundo das artes,  nunca o impediu em suas horas de lazer, de  fazer o que realmente gostava. Ele era um grande entusiasta da cultura popular, principalmente do teatro, e se envolvia intensamente na cena cultural de sua cidade.  

Foi por causa dessa paixão de seu pai, que Herivelto vai estrear em cima dos palcos com apenas três anos, declamando versos nos eventos que seu Félix realizava.


Nessa época a família já morava em Barra do Piraí, cidade onde seu pai fundou a Sociedade Dramática Dançante Carnavalesca Florescente de Barra do Piraí, que além de bailes, criava e dirigia espetáculos teatrais.

Essa paixão pelas artes acabou sendo passada não apenas  para Herivelto, mas também para seus três irmãos, que criaram ainda na infância, seu próprio grupo teatral.

Em 1922, com 10 anos, Herivelto Martins começou a se deles aconteceu de forma muito rápida e sem planejamento, Dalva saiu da casa de seus pais e foi morar com Herivelto, que ainda não havia se separado de sua esposa.

Em 1937, a dupla Preto e Branco, retorna agora com Nilo Chagas, e já no primeiro ano da dupla, eles acabam se tornando um Trio, quando Dalva de Oliveira entra para o conjunto.

Nesse mesmo ano, Herivelto  e Dalva se casam num ritual de umbanda, o casamento gerou dois  filhos, Pery Ribeiro e Ubiratan de Oliveira Martins.

Com a entrada de Dalva no conjunto, o nome precisou ser

A gravação desse disco não foi apenas um marco na carreira dos artistas envolvidos, mas também um momento significativo na cultura brasileira. Com a batucada vibrante de "Itaquari" e a marchinha alegre de "Ceci e Peri", o Trio de Ouro capturou a essência do espírito brasileiro.

O sucesso do
Herivelto Martins continuou com o Trio de Ouro, através de novas formações. Com a saída de Dalva, Noemi Cavalcanti entrou para o grupo. No entanto, essa formação durou pouco tempo, pois em 1952, Noemi e Nilo Chagas decidiram formar uma dupla, levando a mais uma reestruturação do trio. A terceira fase do Trio de Ouro viu a entrada de Raul Sampaio e Lourdes Bittencourt que, junto a Herivelto, continuaram a tradição de excelência musical do grupo.


Nos anos 60, o grupo passou por mais mudanças, refletindo as transformações culturais e musicais da época. Shirley Dom se juntou ao Trio de Ouro, trazendo novas influências e contribuindo para a evolução do repertório do grupo.


Nos anos seguintes, Herivelto Martins, continuou sendo uma pessoa muito influente na música brasileira, inclusive exercendo cargos na Comissão de Música do Departamento Artístico do Ministério do Trabalho, órgão criado por Juscelino Kubitschek. Em 1963, foi Presidente do Sindicato dos Compositores, cargo para o qual foi reeleito em 1971.


Ele permaneceu trabalhando com música até o final de sua vida. Seu último casamento com Lurdes Nura Torelly, durou 38 anos, até o falecimento dela. Durante seus anos de casamento ele nunca deixou o Rio de Janeiro,  morando principalmente no bairro da Urca, e apesar de sua personalidade, um tanto problemática, foi com lurdes que o cantor conseguiu se estabilizar. 


Após o falecimento de sua esposa, Herivelto Martins já estava com a saúde debilitada devido a idade. Ele ainda conseguiu ser homenageado em vida com o lançamento do livro “Herivelto Martins: uma escola de samba”, que simbolizou toda sua importância para a música brasileira. 


No mesmo ano do lançamento do livro, Herivelto Martins acabou falecendo. Pouco se sabe como estava sua vida neste momento, porém ele continuava morando na Urca e se mantinha ativo.

Herivelto Martins morreu no dia 17 de setembro de 1992, diferentes estilos musicais, do samba à MPB mais contemporânea.

E foi assim que Herivelto Martins morreu!

Se você gostou deixe seu comentário e inscreva-se no canal!!

Até o próximo vídeo!! 

show more

Share/Embed