CORRIDA DO IMBU POVOS PANKARARU dia 12/03/2017
Rm Filmes Rm Filmes
12.8K subscribers
40,406 views
486

 Published On Mar 23, 2017

CORRIDA DO IMBU


Todo ano durante 04 semanas, entre os meses de fevereiro e março, é realizado a Corrida do Imbu nos povos Pankararu, localizado entre os municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia – PE, essa tradição não tem relatos do ano que se iniciou, assim acreditamos que é uma cultura milenar. A corrida tem o objetivo de festejar a safra do Umbu mais conhecido no povo Pankararu como Imbu, e também é um ritual de purificação dos índios Pankararu, onde dançam com o cançansão (tipo de urtiga) passando nas próprias costas.


Cansanção é o nome vulgar dado a várias das espécies de vegetais das famílias Euphorbiaceae, Loasaceae e Urticaceae. Sua principal característica, comum a todas elas, é o fato de provocarem, assim como a urtiga, a sensação de queimadura ao toque com a pele.

Ao contrário da urtiga, porém, seu efeito urticante e vesiculante (causador de bolhas) é maior e mais agudo, bastando para tanto o simples contacto com seus pelos, ao pé dos quais há uma cápsula com o líquido agressivo.

Comuns no Nordeste do Brasil, as diversas espécies de cansanção são evitadas e temidas. A urina, por seu alto teor de ureia, é um antídoto eficaz, se aplicado imediatamente após o contato.

Entre as espécies assim vulgarmente designadas encontram-se:

Cnidoscolus pubescens - também chamada arre-diabo e urtiga-de-mamão;
Blumenbachia urens;
Urera baccifera - também chamada urtiga-brava, urtiga-fogo, urtiga-grande, urtiga-vermelha e urtigão;
Urera caracasana - caracasana;
Jatropha urens - cansanção-de-leite, arre-diabo, pinha-queimadeira, urtiga, urtiga-de-mamão, urtiga-cansanção;
Jatropha vitifolia.
Apesar de ser uma planta de difícil manejo, há uma crendice dos antigos que diz: se a pessoa for pegá-la que nada fale, fique calado e nenhum mal ela lhe fará.

A cansanção é mais profícua em épocas chuvosas.

Em Minas Gerais ela é bem conhecida e é utilizada na culinária. A ela é atribuído grande valor proteico, assim como o "ora pro nobis". Ao prepará-la como refeição deve-se lavá-la bem, picar bem fininho, daí se refoga em panela mais pesada, como as de ferro, de preferência em gordura de porco, bastante alho, uma pimentinha malagueta e sal. Vai-se esmagando-a contra o fundo da panela, pacientemente, por 10 minutos, onde ela vai perdendo uma lixa natural que raspa na garganta. Acrescenta-se, em seguida, bastante água que, além de cozinhá-la será a base um caldo.

show more

Share/Embed