Introdução à Química de Coordenação - Geometrias de Complexos, Tipos de Ligantes e Efeito Quelato
Canal Quimicamente Canal Quimicamente
535 subscribers
7,353 views
322

 Published On May 14, 2021

Nesta aula introdutória vamos estudar os conceitos iniciais de como se formam os compostos de coordenação e os principais tipos de ligantes.
A ligação entre os ligantes e o metal é do tipo covalente coordenada. Isso significa que o ligante contribui com 2 elétrons de uma só vez para formar a ligação, ou seja, o orbital do METAL deve estar vazio.
Número de coordenação (NC) é o número de ÁTOMOS ligados ao metal e NÃO necessariamente, o número de LIGANTES.
A interação metal-ligante é do tipo ácido-base de Lewis. O ácido é o metal e a base é o ligante, seja neutro ou iônico (é o ligante que contém o par de elétrons disponível).
Os ligantes podem ter um ou mais átomos que disponham de um par de elétrons para doar ao metal. Se houver apenas um átomo com par de elétron livre, ele é chamado de ligante monodentado. Se o ligante puder compartilhar mais de um par de elétrons AO MESMO TEMPO, ele é chamado de ligante polidentado (bi, tri, tetradentado...).
Mas se o ligante tiver mais de um átomo doador, mas só possa usar UM DE CADA VEZ para se ligar à um dado centro metálico, esse ligante é chamado de ligante AMbidentado.
Ligantes quelantes são aqueles que podem se ligar à um mesmo metal utilizando mais de um par eletrônico ao mesmo tempo, como se estivesse prendendo o íon metálico com uma garra. Esse tipo de ligante é chamado de quelante e o complexo formado é chamado de quelato (a palavra quelato, vem do grego "chele" e significa "garra").
Compostos quelatos são mais estáveis do que complexos "normais" com um mesmo átomo doador.

show more

Share/Embed