Benilton Bezerra Jr. - Precariedade e Desamparo: trauma e formas de resistência
CPRJ - Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro CPRJ - Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro
2.14K subscribers
5,013 views
241

 Published On Oct 30, 2018

22/09/2018

Em 2018, o sofrimento pessoal e social será cotejado em nosso ciclo de conferências do CPRJ, através do estudo do trauma no cotidiano, das defesas associadas às traumatofilias, mas também através das formas de resistência ao traumático em suas dimensões pessoais, sociais e coletivas. Para o bem ou para o mal as consequências psíquicas do trauma no cotidiano podem conduzir os sujeitos contemporâneos às patologias graves, às passagens ao ato, mas também podem permitir a criação de espaços protegidos, áreas transicionais de experiência cultural e de diferentes formas de resistência onde o melhor da esperança humana pode florescer.

Conferência realizada no CPRJ, referente ao tema Trauma no cotidiano: refúgios e formas de resistência, com a coordenação de Maria da Graça Pereira das Neves, em 22/09/2018

Apresentação do palestrante:

Benilton Bezerra Jr. é Psicanalista, Membro Efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Professor Adjunto no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), pesquisador do PEPAS (Programa de Estudos e Pesquisas sobre Ação e Sujeito (IMS/UERJ) e membro da direção do Instituto Franco Basaglia no Rio de Janeiro. Membro da direção da ONG Casa da Árvore. Participa como pesquisador do projeto de cooperação intercultural Brasil/Alemanha PROBRAL (CAPES/DAAD) sobre o tema: "O sujeito cerebral: impacto das neurociências na sociedade contemporânea".

show more

Share/Embed