NÃO ESCOLHA SUA FONTE DE ALIMENTAÇÃO ANTES DE ASSISTIR ESSE VÍDEO.
ELETRICITY - O CANAL DA ELÉTRICA ELETRICITY - O CANAL DA ELÉTRICA
388K subscribers
51,636 views
2.9K

 Published On Mar 7, 2021

Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:
🔗 https://hotm.art/ytd-planilha-calculo...

Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
🔗 https://hotm.art/ytd-planilha-quadro-...

Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
🔗 https://hotm.art/ytd-planilha-plantas...
__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

🔗 https://bit.ly/cadastro-eletricity
__________________________________________________
Se quiser ver mais fontes Intelbrás é só clicar no link aqui em baixo:

🌐 https://www.intelbras.com/pt-br/energ...
__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

🔌 https://linktr.ee/Eletricity
__________________________________________________
Será que fontes de alimentação são todas iguais? Será que além da tensão, tenho que respeitar capacidade e tenho que ficar atento a queda de tensão?

Muitas pessoas tendem a ver fontes de alimentação de uma forma bem genérica, imaginando que são todas iguais. Como as tensões destes dispositivos são geralmente baixas e os riscos de choque quase não existem muitos se aventuram e deixam de verificar certos cuidados em seu uso.

Basicamente, quando usamos fontes de alimentação, queremos transformar a tensão de uma tomada elétrica, 127 ou 220V em valores menores para serem usados em câmeras, fechadura, sensores e etc.

A primeira coisa que precisamos entender é que fontes de alimentação não são todas iguais. Precisamos ficar atentos aos valores de tensão de entrada e saída.

Alguns modelos podem ter chaves seletoras, já outros, são conhecidos como Full Range e tem alimentação automática de 90 a 240V, isso quer dizer que este equipamento trabalha normalmente com qualquer faixa de tensão de alimentação dentro desse valor.

Muito bem, agora que já sei minha tensão de alimentação, preciso saber o valor da tensão que a fonte vai me entregar e estes valores podem variar bastante de menos de 1V até dezenas de volts.

Se preciso usar uma fonte que me forneça 12V, por exemplo, tenho que verificar essa informação no corpo dessa fonte ou em manuais de instrução, mas fique atento, só saber a tensão não resolve nada.

É preciso ter atenção também com a capacidade da fonte que será dada em ampères também no corpo do produto ou manual de instruções. É importante respeitar os valores máximos de corrente elétrica, pois exceder estes valores pode queimar sua fonte.

A polaridade é um fator muito importante quando estamos falando de fontes em corrente contínua. A polaridade geralmente é indicada próximo aos bornes, para modelos com várias saídas ou em um diagrama no corpo do produto para modelos com plugue, que é conhecido como P4.

Normalmente nas fontes de plugue o polo positivo está no lado interno do plugue e o negativo na parte externa. Isso pode variar de acordo com a fonte ou equipamento. Apenas como informação, existem fontes com tensões reduzidas também em corrente alternada, neste caso a polaridade não é um fator importante.

Verifique sempre que equipamentos vai ligar na sua fonte e fique atento ao consumo de cada um deles. Outro detalhe importante que também pode passar despercebido é a queda de tensão. Se a distância entre da carga for muito grande, a tensão que chegará ao seu equipamento pode não ser a mesma fornecida pela fonte, neste caso dê preferência a modelos com regulagem de tensão ou valores nominais um pouco acima do desejado.

Aqui fica uma dica: Alguns instaladores de CFTV tendem a exceder a capacidade da fonte, colocando mais câmeras do que deveria e durante o dia tudo funciona muito bem, porém à noite com o infravermelho ligado, o consumo das câmeras aumenta e além de exceder a capacidade da fonte, podemos ter o problema da queda de tensão.

No mercado existem vários modelos de fonte. Uma marca que usamos e gostamos é a Intelbras.

A Intelbras tem modelos de pequeno porte que podem ser ligadas diretamente em uma tomada, ou ainda modelos que vem com rabichos de ligação. Partindo para modelos de maior porte, podemos encontrar alguns com vários bornes para conexões dos cabos.

Uma diferença marcante entre elas é a capacidade, tem modelo com capacidade de 5A e também com capacidade de 10A. Estes valores de corrente não se referem a cada par de bornes de saída, mas à capacidade total das fontes.

As aplicações para fontes são as mais variadas possíveis, então fique atento às características técnicas para não errar na escolha do modelo que precisa.

Espero que tenham gostado de mais esse vídeo e até a próxima!

💡 Se liga na #eletricity 💡

show more

Share/Embed